dc.contributor.advisor |
Silva, Veronice Camargo da |
|
dc.contributor.author |
Bueno, Bruna de Campos |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-26T11:10:12Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.date.submitted |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3166 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como tema a leitura na infância e objetiva compreender se o contato de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista com esta prática pode contribuir para a sua inserção social, haja vista que dentre os déficits ocasionados pelo autismo estão a dificuldade de interação e comunicação com os pares e o meio. A partir de um levantamento bibliográfico com objetivo exploratório, foram utilizadas produções de teóricos das áreas da educação e psicologia e autores contemporâneos da área das letras para explorar as principais premissas que tangem o conceito de leitura, letramento literário e seu papel social. Também, buscou-se explorar por meio de textos de divulgação científica as nuances que caracterizam o Transtorno do Espectro Autista e elucidar questões relacionadas ao desenvolvimento cerebral infantil durante a primeira infância. A partir disso e com a análise de um relato de experiência de mediação de leitura com crianças TEA, compreendemos que a leitura possui potente contribuição na inserção social destas crianças quando executada de modo a considerar as particularidades dos leitores e ao valer-se de estratégias centradas no diálogo com recursos alternativos de comunicação e nas experiências sociais de seus interlocutores. Do mesmo modo, a leitura inserida como parte do brincar da criança é o que possibilita que essa prática insira de forma leve e respeitosa a interação da criança TEA com meio e com seus pares. |
|
dc.language.iso |
240223s2024####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Interação social |
|
dc.subject |
Mediação de leitura |
|
dc.subject |
Leitura |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
|
dc.title |
Uma análise da contribuição da leitura para inserção social da criança autista |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M028 |
|