REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Uma análise da contribuição da leitura para inserção social da criança autista

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Bueno, Bruna de Campos
dc.date.accessioned 2024-02-26T11:10:12Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3166
dc.description.abstract Este artigo tem como tema a leitura na infância e objetiva compreender se o contato de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista com esta prática pode contribuir para a sua inserção social, haja vista que dentre os déficits ocasionados pelo autismo estão a dificuldade de interação e comunicação com os pares e o meio. A partir de um levantamento bibliográfico com objetivo exploratório, foram utilizadas produções de teóricos das áreas da educação e psicologia e autores contemporâneos da área das letras para explorar as principais premissas que tangem o conceito de leitura, letramento literário e seu papel social. Também, buscou-se explorar por meio de textos de divulgação científica as nuances que caracterizam o Transtorno do Espectro Autista e elucidar questões relacionadas ao desenvolvimento cerebral infantil durante a primeira infância. A partir disso e com a análise de um relato de experiência de mediação de leitura com crianças TEA, compreendemos que a leitura possui potente contribuição na inserção social destas crianças quando executada de modo a considerar as particularidades dos leitores e ao valer-se de estratégias centradas no diálogo com recursos alternativos de comunicação e nas experiências sociais de seus interlocutores. Do mesmo modo, a leitura inserida como parte do brincar da criança é o que possibilita que essa prática insira de forma leve e respeitosa a interação da criança TEA com meio e com seus pares.
dc.language.iso 240223s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Interação social
dc.subject Mediação de leitura
dc.subject Leitura
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.title Uma análise da contribuição da leitura para inserção social da criança autista
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples