REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A utilização de recursos de tecnologia assistiva para crianças surdas na escola regular nos anos iniciais

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dc.contributor.advisor Rech, Tatiana Luiza
dc.contributor.author Souza, Adrieli Moraes
dc.date.accessioned 2024-03-20T13:04:51Z
dc.date.available 2024-03-20T13:04:51Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3181
dc.description.abstract A presente investigação intitulada “A utilização de recursos de Tecnologia Assistiva para crianças surdas na escola regular nos Anos Iniciais”, pretendeu analisar quais são os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) disponibilizados pelo Governo na esfera municipal, estadual e federal, analisando o auxílio disponibilizado por elas, para a aprendizagem de crianças surdas nas escolas regulares. Após pesquisas iniciais, chegou-se a (1) um Programa e (1) uma Plataforma Digital, oferecidas pelo Governo Federal, respectivamente o programa “VLIBRAS” e a plataforma “WIKILIBRAS”. Tal escolha, justificou-se uma vez ambos os recursos são considerados ferramentas de grande auxílio que contribuem para o processo de inclusão escolar, tanto para os professores como para os estudantes surdos, pois podem ser utilizados em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente o estudo foi organizado por meio da pesquisa documental, de viés qualitativo, sendo que o instrumento de coleta de dados utilizado foi a construção de uma ficha contendo informações e excertos sobre cada documento analisado. Posteriormente, a análise dos dados foi realizada a partir das recorrências encontradas nas fichas, sendo que os exercícios analíticos possibilitaram a emergência de (2) duas categorias analíticas, são elas: “Acessibilidade como ponto de partida” e “Estratégias de articulação entre professor e aluno”. Ao realizar a pesquisa foi possível compreender que os documentos escolhidos “VLIBRAS” e “WIKILIBRAS” são de grande auxílio para as pessoas com surdez, em sua inclusão no âmbito social e escolar. Também se constatou que ainda há falta de divulgação sobre a existência do programa “VLIBRAS” e da plataforma “WIKILIBRAS”, pois existem poucos estudos relacionados aos dois documentos analisados. Por fim, ressaltou-se que as duas ferramentas digitais articuladas são recursos interessantes, já que se faz necessário a utilização de TA na sala de aula regular, para auxílio na inclusão do aluno surdo, principalmente nos primeiros Anos do Ensino Fundamental, fase na qual tem-se maior investimento no processo de alfabetização da criança.
dc.language.iso 210210s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Tecnologia Assistiva
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Acessibilidade
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject WIKILIBRAS
dc.subject VLIBRAS
dc.title A utilização de recursos de tecnologia assistiva para crianças surdas na escola regular nos anos iniciais
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M376.5


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