A dinâmica do perfil dos estabelecimentos rurais de agricultura familiar no município de Caçapava do Sul - RS: um estudo a partir dos dados dos censos agropecuários (2006 e 2017)
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
A dinâmica do perfil dos estabelecimentos rurais de agricultura familiar no município de Caçapava do Sul - RS: um estudo a partir dos dados dos censos agropecuários (2006 e 2017)
Para propor qualquer tipo de intervenção em uma região é necessário conhecer a composição de quem são os seus atores sociais, especialmente nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar e descrever o perfil dos estabelecimentos rurais de agricultura familiar em Caçapava do Sul. A agricultura familiar representa 63,9%, ou seja, 1.697 de 2.653 estabelecimentos rurais no município. A metodologia escolhida para a elaboração do estudo baseou-se fundamentalmente nos dados do Censo Agropecuários dos anos de 2006 e 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa maneira, a agricultura familiar do município apresenta uma redução no número de estabelecimentos rurais, enfrentando taxas de envelhecimento, com baixos índices de orientação técnica, consequentemente a emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF. O número de rendas vinculadas à aposentadoria ou pensão apresentou um acréscimo, além do declínio nas atividades agrícolas. A vista disso, a criação pecuária apresentou-se como a principal atividade agropecuária nas questões de renda e acesso a financiamento. Dos aspectos ambientais, há baixa adesão dos agricultores às práticas voltadas para a sustentabilidade. Por fim, destacam-se as questões sobre a continuidade e perspectiva das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, além da necessidade de políticas públicas de desenvolvimento rural local.