Resumo:
O mercado de consumo vem crescendo exponencialmente em decorrência da crescente utilização da internet e das redes sociais. A utilização da tecnologia faz com que os consumidores tenham acesso aos mais variados tipos de produtos e serviços, facilidades trazidas pelos mais modernos softwares de tecnologia, logística e marketing. Com base nesses fatores, se mostra necessário analisar como as ações de marketing impactam as escolhas dos consumidores da Lojas Americanas em Cachoeira do Sul/RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os consumidores da Lojas Americanas, residentes do município, compreendendo uma amostra de 69 pessoas. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por questões com alternativas. A partir da análise do perfil demográfico, social e econômico constata-se a importante participação das mulheres, do público jovem, da classe média, das famílias e da facilidade de acesso digital. Igualmente, percebe-se que o perfil de compra dos consumidores é majoritariamente constituído por aqueles que só compram quando necessário, verificando-se um alto nível de satisfação dos clientes das Lojas Americanas apesar da pouca adesão as compras online e da baixíssima utilização do aplicativo, ressaltando-se, ainda, a preferência dos consumidores pelo pagamento das compras à vista, ainda que disponíveis opções de parcelamento sem juros. Por fim, pode-se inferir que as ofertas e promoções podem despertar influência ou interesse nos consumidores ao ponto de definir uma compra, sendo algumas com maior ou menor grau de intensidade do que outras. Disto, destaca-se que os consumidores locais ainda preferem compras presencias e, majoritariamente, procuram por condições de pagamento que ofertem melhores descontos, independentemente da forma de pagamento ou do local da compra (loja física ou internet).