Resumo:
A agroecologia, modelo de agricultura alternativa baseada na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis, tem se tornado uma alternativa interessante na produção de alimentos de forma sustentável, com a possibilidade de praticar os conhecimentos sobre o assunto, dentro das escolas. É através do embasamento teórico que é possível construir excelentes dinâmicas de aprendizagem nas escolas, inclusive a construção prática e o passo a passo de hortas escolares, que é o objeto principal do trabalho que segue. A implantação e condução comunitária das hortas escolares permite a reflexão da comunidade escolar sobre questões ambientais, qualidade nutricional, saúde, qualidade de vida e contato das crianças com as relações ecológicas no meio natural da própria escola. O presente trabalho objetivou abordar a agroecologia e a educação alimentar voltadas ao desenvolvimento amplo e saudável de crianças na educação infantil da Escola de Educação Infantil APCRIM, de Cachoeira do Sul/RS. A metodologia utilizada para que os objetivos do projeto proposto fossem alcançados, foi a pesquisa bibliográfica e a execução de atividades práticas semanais. A abordagem foi qualitativa, buscando compreender os fenômenos a partir de sua explicação e seus motivos. Os resultados do projeto basearam-se na avaliação do aprendizado agroecológico destes alunos, através das metodologias de ensino adotadas. Juntamente com a aplicação de conceitos, foi possível realizar a ação principal que foi a criação de uma horta como espaço pedagógico, através do aproveitamento de áreas em desuso dentro da escola. A realização da proposta desse projeto de extensão trouxe um retorno positivo em relação a todo conhecimento aprendido dentro da universidade, ao intuito de que a educação não pode ser apenas visualizada, deve ser entendida, vivida e reproduzida para ser valorizada. Desta forma, os conceitos e conhecimentos podem ser devolvidos à comunidade, e através das crianças esse conhecimento se torna semente, para algo maior, algo que será construído tal como o próprio futuro.