Devido à competitividade desmedida do mercado, as empresas cada vez mais necessitam
adquirir novas estratégias de gestão que sejam inovadoras para conseguir mais clientes,
vender seus produtos e disponibilizar um atendimento que supra as expectativas e satisfação
dos clientes. Neste sentido, o setor farmacêutico em especial no segmento varejista estas
estratégias são fundamentais pois são instrumentos de diferenciação e a prática da inovação é
uma característica necessária para a sobrevivência das empresas, soma-se a esta questão os
investimentos que as empresas realizam junto aos seus colaboradores, buscando melhorar o
ambiente interno das organizações. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender como o
Endomarketing pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz de motivação nas empresas do
setor farmacêutico de Cachoeira do Sul. Este trabalho, teve como abordagem a pesquisa
exploratória e qualitativa, que foi utilizada para o levantamento de dados e análise de
argumentos. O questionário utilizado para a entrevista com os gestores e colaboradores, foi
enviado como a segunda etapa da pesquisa. A primeira etapa foi a busca de artigos científicos
nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo para o embasamento teórico. Como
resultados, foi possível verificar que a aplicabilidade do endomarketing nas empresas
resultam em produtividade em grande escala e os benefícios disponibilizados pelos gestores
aos colaboradores desenvolvem o engajamento entre os funcionários.