REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Roteiro de aprendizagem: A formação de professores do 1º ano do ensino fundamental de escolas públicas: o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos digitais e não digitais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Falavigna, Gládis
dc.contributor.author Triboli, Loanda Alves
dc.date.accessioned 2024-03-23T00:48:29Z
dc.date.available 2024-03-23T00:48:29Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.isbn 9786500705287
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3206
dc.description.abstract Este Roteiro de Aprendizagem é um instrumento elaborado de forma instrucional com o propósito de ofertar oficinas pedagógicas para o processo de ensino aprendizagem das operações matemáticas com diferentes recursos digitais e não digitais. Distribui-se em oito oficinas abordando o tema, operações matemáticas no 1º ano do ensino fundamental mantendo o foco na multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, através da socialização das inteligências múltiplas e metodologias ativas. Este Produto Educacional tem por objetivo auxiliar os professores do 1º anodo ensino fundamental, na elaboração do planejamento de suas atividades, maximizando possibilidades através de atividades multissensoriais, possibilitando aos alunos, a apropriação dos conteúdos de maneira lúdica e significativa. Os recursos apresentados neste Roteiro, apresentam-se comum a linguagem simples e de fácil acesso ao professor, oportunizando a replicação e adaptação ao seu planejamento. Cada unidade, apresentada em uma oficina, aborda uma relação da Matemática com outras áreas do conhecimento. Nas oficinas, o professor terá acesso às competências que serão desenvolvidas, o conteúdo a ser trabalhado, a abordagem, exemplos, exercícios práticos e atividades avaliativas do processo. O Roteiro de Aprendizagem é o Produto Educacional 1, embasado na Dissertação de Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática com o titulo: A formação de professores do 1º ano do ensino fundamental de escolas públicas: o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos digitais e não digitais. Estará disponível para utilização nas plataformas de ensino CAPES e UERGS, podendo ser utilizado em âmbito nacional, desde que preservada a autoria. Fazem parte deste projeto de pesquisa o Produto Educacional 2 - App de atividades A.MA.U.R.I e o Produto Educacional 3 - livros de histórias infantis que serão disponibilizados links de acesso.
dc.language.iso 240321s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Formação de professores
dc.subject Recursos digitais e não digitais
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino e aprendizagem
dc.subject Transdisciplinaridade
dc.subject Multidisciplinaridade
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Matemática
dc.title Roteiro de aprendizagem: A formação de professores do 1º ano do ensino fundamental de escolas públicas: o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos digitais e não digitais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE372.47
dc.description.additionalinformation Este material é o Produto Educacional 1 da dissertação "A formação de professores do 1º ano do ensino fundamental de escolas públicas: o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos digitais e não digitais", de autoria de Loanda Alves Triboli.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples