O projeto Pense em Blocos foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em
Docência para STEM do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciência,
Tecnologia, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio ...
A crescente presença da tecnologia no cotidiano dos estudantes trouxe consigo a necessidade
de repensar as práticas educacionais, adaptando-as para atender às demandas de um perfil
discente cada vez mais conectado e ávido ...
Este trabalho apresenta a criação e a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino das Séries de Fourier, motivada por dificuldades observadas na assimilação desse conteúdo por estudantes de Engenharia Elétrica. ...
O presente estudo investigou o uso de tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco a aplicação do e-book interativo Medidas elétricas em foco na disciplina de Medidas elétricas dos ...
O ensino-aprendizagem de frações matemáticas representa um desafio para muitos professores e alunos, especialmente quando esse conteúdo é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As principais dificuldades ...
Esta pesquisa parte da necessidade de abandonar métodos tradicionais de ensino da Matemática, que priorizam a repetição e a memorização em detrimento da reflexão e da compreensão dos conceitos. O estudo investiga quais ...
O aplicativo "Quimicando" foi criado como um produto educacional para inovar o ensino de Química, com foco em tornar os conceitos de eletronegatividade e efeito indutivo mais compreensíveis e engajadores para os alunos do ...
Este trabalho trata da utilização de metodologias voltadas para o ensino de Química de forma lógica, visando proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos pelos estudantes. O foco está no engajamento dos alunos e na ...
Esta dissertação desenvolveu um produto educacional (PE) sob forma de sequência didática (SD) utilizando aprendizagem baseada em projetos (ABPj) como estrutura basilar. Trouxe como problemática motivadora a seguinte questão: ...
A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à saúde pública global, exigindo
o desenvolvimento de métodos rápidos e acessíveis para diagnóstico. Este trabalho explora o
uso de redes neurais convolucionais (CNNs) ...
Esse manual de orientações foi elaborado para cumprir um requisito parcial para a obtenção da titulação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, da ...