O presente trabalho aborda um produto didático para o ensino de transferência de calor por radiação, no qual foi elaborado pelo autor um recurso didático de baixo custo. Este estudo tem por finalidade responder uma pergunta norteadora, a utilização de um recurso didático de baixo custo para o ensino de transferência de calor por radiação, baseado nos pilares da aprendizagem significativa e na construção do conhecimento, pode ser eficiente na promoção da aprendizagem e obtenção dos conceitos necessários, quando utilizado em aulas experimentais de laboratório? Buscando tal resposta, será aplicado um produto educacional, tal pesquisa em relação de abordagem pedagógica, é qualitativa, para validação do experimento se aplica qualitativa, perante análise dos ensaios, a natureza desta pesquisa é aplicada, tendo objetivo exploratório, procedimentos experimentais, a coleta de dados se dará por questionários, o método de análise por conteúdo é utilizado para estudo dos dados. Como produto resultante, um recurso didático, uma aula experimental e um vídeo explicativo. A aplicação de um experimento didático de baixo custo aplicado aos pilares da aprendizagem significativa de Ausubel é comprovada nesta pesquisa como eficaz, tendo sido aplicada em uma aula experimental, a constatação através da análise de conteúdo oriundos de questionários prévios e finais. A eficácia de um experimento em uma aula experimental com recurso de baixo custo se conclui como eficiente para o ensino de fenômenos complexos.