Pretende-se com este trabalho implementar um Clube de Ciências para desenvolver atividades ligadas à área socioambiental de uma escola estadual da cidade de Guaíba, tratando-as sob dois aspectos: a reocupação dos espaços ...
Esta Dissertação de Mestrado Profissional apresenta um Produto Educacional para ser replicado no curso Técnico em Edificações e áreas afins da construção civil. Fundamenta-se no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, ...
Esta pesquisa tem como tema a horta comunitária urbana e a cultura maker no ensino da Geometria, no sétimo ano do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, de maio a ...
A presente pesquisa tem como tema a Educação Matemática Crítica (EMC) como abordagem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática: Roteiro de Aprendizagem com auxílio das tecnologias digitais para o ensino da Estatística ...
OEsta pesquisa apresentou um cunho qualitativo através de uma ação coletiva com educandos e seu educador que remete a um processo de autorreflexão do ensino, o qual partiu do contraponto das dificuldades existentes em ...
A presente pesquisa tem por intuito analisar os possíveis impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas docentes, utilizando-se como objeto de análise o Curso Normal para Educação Infantil e Anos ...
Esta pesquisa tem como tema: A formação de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas para o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos, digitais e não digitais. Apresenta justificativas, ...
A presente Dissertação apresenta um estudo realizado sobre um trabalho interdisciplinar no nível de 5° ano, a fim de trabalhar noções de múltiplos por meio de uma obra literária (produto educacional), criada pela pesquisadora. ...
Ao olhar para a sala de aula atual, não diferente de antigamente, é possível perceber que majoritariamente o modelo que se perpetua é o transmissionista. Este modelo se caracteriza pela transmissão de informação do professor ...
Esta pesquisa apresenta como tema a Metodologia de Aprendizagem ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas – em uma escola técnica de ensino médio no município de Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil. O problema de pesquisa ...
A presente pesquisa propõe um Produto Educacional que seja capaz de aguçar o interesse dos alunos ingressantes no curso de engenharia a permanecerem no curso, a partir de aulas com participação ativa e a montagem de um ...
A avaliação escolar é parte fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, no entanto, os instrumentos avaliativos podem ser aplicados de diferentes formas. Dentre eles há os que nos permitem conhecer a aprendizagem ...
O impacto das tecnologias no cotidiano é perceptível ao passo que modelam
comportamentos, relacionamentos e aprendizagens. Entender os detalhes de seu
funcionamento é crucial para abordar processos que demandam uma
reconsideração ...
A presente pesquisa propõe o estudo da viabilidade para o desenvolvimento de um Clube de Ciências na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, localizada ...
Hoje em dia, os professores de ensino técnico estão cada vez mais conscientes da importância de integrar o conteúdo teórico com as práticas em sala de aula. Eles se esforçam para tornar as aulas mais relevantes para os ...
A crise ambiental, promovida pela lógica da acumulação do crescimento ilimitado e linear, é um dos maiores desafios já enfrentados pela humanidade. A dinâmica de dominação e exploração que rege a relação entre seres humanos ...
A Educação STEM, ao longo dos últimos 20 anos, tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – ...
O trabalho descrito nesta dissertação objetivou construir e compartilhar um produto educacional produzido à luz da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) de nível II, fazendo uso do movimento STEM para estimular a educação ...
Neste trabalho, é apresentada uma proposta de sequência didática a ser aplicada ao curso de Engenharia Mecânica de uma universidade privada do Estado de Santa Catarina. Essa proposta tem como fundamentos teóricos a Teoria ...
O presente trabalho teve como objetivo apresentar o mapeamento de competências para o uso de simuladores utilizados de forma remota em uma disciplina de Radiologia Digital do curso técnico em Radiologia, na Escola EPS, no ...