Resumo:
O trabalho defende que a escola é um espaço de educação não apenas para os estudantes, mas também para os professores que, através da formação continuada, possam interagir nessa escola, em suas mais diferentes áreas de conhecimento, pautados em um ensino pela pesquisa através da iniciação científica. A presente investigação foi realizada em uma escola da rede pública municipal da cidade de Sapucaia do Sul, RS. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório, cujo objeto de estudo foi o de campo e o método foi o de análise de conteúdo. A coleta de dados foi registrada através de informações, observações, diálogos e contribuições dos participantes no encontro de formação continuada, com o intuito de apresentar um produto educacional, do tipo manual de orientação, em formato de livro digital (e-book), com atividades para professores terem aporte teórico e prático na inserção da iniciação científica em suas aulas. Os resultados obtidos através de leituras, investigações e análises identificaram dificuldades de os professores iniciarem projetos de pesquisa. Percebe-se, porém, que quando assistidos, através de encontros de formação continuada e com material de apoio adequado para a prática, os professores sentem - se mais confortáveis para flexibilizar seus planejamentos para novos métodos e, assim, implementar a iniciação científica em suas aulas.