O trabalho descrito nesta dissertação objetivou construir e compartilhar um produto educacional produzido à luz da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) de nível II, fazendo uso do movimento STEM para estimular a educação ...
A Educação STEM, ao longo dos últimos 20 anos, tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – ...
Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um material didático como produto educacional para o ensino da função exponencial no primeiro Ano do Ensino Médio, trabalhando a matemática financeira numa perspectiva freireana. ...
A presente pesquisa propõe o estudo da viabilidade para o desenvolvimento de um Clube de Ciências na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, localizada ...
O impacto das tecnologias no cotidiano é perceptível ao passo que modelam
comportamentos, relacionamentos e aprendizagens. Entender os detalhes de seu
funcionamento é crucial para abordar processos que demandam uma
reconsideração ...
Esta pesquisa tem como tema a horta comunitária urbana e a cultura maker no ensino da Geometria, no sétimo ano do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, de maio a ...
Esta pesquisa tem como tema: A formação de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas para o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos, digitais e não digitais. Apresenta justificativas, ...
Pretende-se com este trabalho implementar um Clube de Ciências para desenvolver atividades ligadas à área socioambiental de uma escola estadual da cidade de Guaíba, tratando-as sob dois aspectos: a reocupação dos espaços ...
Hoje em dia, os professores de ensino técnico estão cada vez mais conscientes da importância de integrar o conteúdo teórico com as práticas em sala de aula. Eles se esforçam para tornar as aulas mais relevantes para os ...
Neste trabalho, é apresentada uma proposta de sequência didática a ser aplicada ao curso de Engenharia Mecânica de uma universidade privada do Estado de Santa Catarina. Essa proposta tem como fundamentos teóricos a Teoria ...
Ao olhar para a sala de aula atual, não diferente de antigamente, é possível perceber que majoritariamente o modelo que se perpetua é o transmissionista. Este modelo se caracteriza pela transmissão de informação do professor ...
A crise ambiental, promovida pela lógica da acumulação do crescimento ilimitado e linear, é um dos maiores desafios já enfrentados pela humanidade. A dinâmica de dominação e exploração que rege a relação entre seres humanos ...
A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o ...
Observando as dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental referentes a conceitos primordiais para o pensamento funcional, lendo trabalhos e que apontam as dificuldades apresentadas por ...
A presente pesquisa propõe um Produto Educacional que seja capaz de aguçar o interesse dos alunos ingressantes no curso de engenharia a permanecerem no curso, a partir de aulas com participação ativa e a montagem de um ...
O objetivo desta dissertação é apresentar um produto educacional, na forma de um minicurso, elaborado para o estudo da transferência de calor em superfícies estendidas (aletas) à luz da perspectiva teórica da aprendizagem ...
Esta Dissertação de Mestrado Profissional apresenta um Produto Educacional para ser replicado no curso Técnico em Edificações e áreas afins da construção civil. Fundamenta-se no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, ...
A educação vem sofrendo modificações, os alunos estão deixando de ser expectadores e apresentam a necessidade de serem produtores de sua própria aprendizagem. Nessa concepção vê-se a possibilidade do uso de metodologias ...
O Pensamento Computacional (PC) é uma abordagem, uma maneira de pensar e resolver problemas. Pode ser estimulado de diversas formas, tanto plugadas quanto desplugadas. Tem como objetivo ensinar a pensar e a resolver problemas ...
Esse trabalho apresenta estudos sobre Simuladores como Objeto Educacional Associado a
uma Prática Pedagógica na Educação da Matemática. Foram investigadas as possibilidades de
uma sequência didática auxiliar a prática ...