A presente pesquisa propõe o estudo da viabilidade para o desenvolvimento de um Clube de Ciências na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, localizada em Porto Alegre, RS. O objetivo é criar um espaço interdisciplinar com atividades e estratégias STEM para contribuir com a formação de crianças e jovens. A pesquisa foca na análise do impacto positivo das experiências dos alunos ao participarem das atividades propostas pelo clube. A proposta metodológica inclui ATD textual discursiva qualitativa para refletir sobre práticas STEM ancoradas na BNCC. Após análise dos dados, observou-se que os estudantes demonstram forte interesse e entusiasmo pelo clube Modalidade STEM. Suas motivações primárias para participar incluem a busca por novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades práticas. Entre os desafios enfrentados pelos alunos, destacam-se a escassez de tempo e a falta de confiança em suas próprias capacidades, sugerindo a necessidade de adaptação do clube às agendas ocupadas dos alunos e de fornecimento de suporte para fortalecer sua confiança. Quanto às áreas de interesse, os alunos demonstram diversidade, com destaque para Ciências da Natureza, Tecnologia e Inovação, Ciência da Computação, Engenharia, Robótica e Matemática. Isso indica a importância de oferecer uma ampla gama de atividades interdisciplinar. Os alunos expressaram interesse em diversos projetos, fornecendo sugestões para melhorar o clube, como aquisição de novos equipamentos e melhor organização. A preferência dos alunos pelo sábado como melhor horário para participar, juntamente com a maioria preferindo frequência semanal, destaca a importância de manter uma programação regular e consistente para o clube. As respostas dos alunos fornecem ideias valiosos que podem orientar a implementação do clube, considerando suas necessidades e interesses, visando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.