O projeto Pense em Blocos foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em
Docência para STEM do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciência,
Tecnologia, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio ...
O ensino-aprendizagem de frações matemáticas representa um desafio para muitos professores e alunos, especialmente quando esse conteúdo é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As principais dificuldades ...
Esta pesquisa parte da necessidade de abandonar métodos tradicionais de ensino da Matemática, que priorizam a repetição e a memorização em detrimento da reflexão e da compreensão dos conceitos. O estudo investiga quais ...
A Cultura Maker tem sido amplamente adotada como uma abordagem pedagógica inovadora em instituições de ensino, sendo aplicada em todos os níveis educacionais. Essa metodologia envolve ferramentas e espaços conhecidos como ...
O trabalho descrito nesta dissertação objetivou construir e compartilhar um produto educacional produzido à luz da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) de nível II, fazendo uso do movimento STEM para estimular a educação ...
Pretende-se com este trabalho implementar um Clube de Ciências para desenvolver atividades ligadas à área socioambiental de uma escola estadual da cidade de Guaíba, tratando-as sob dois aspectos: a reocupação dos espaços ...
A crise ambiental, promovida pela lógica da acumulação do crescimento ilimitado e linear, é um dos maiores desafios já enfrentados pela humanidade. A dinâmica de dominação e exploração que rege a relação entre seres humanos ...
A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o ...
Observando as dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental referentes a conceitos primordiais para o pensamento funcional, lendo trabalhos e que apontam as dificuldades apresentadas por ...
A presente pesquisa propõe um Produto Educacional que seja capaz de aguçar o interesse dos alunos ingressantes no curso de engenharia a permanecerem no curso, a partir de aulas com participação ativa e a montagem de um ...
Esta pesquisa apresenta como tema a Metodologia de Aprendizagem ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas – em uma escola técnica de ensino médio no município de Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil. O problema de pesquisa ...