Resumo:
O ensino-aprendizagem de frações matemáticas representa um desafio para muitos professores e alunos, especialmente quando esse conteúdo é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As principais dificuldades estão relacionadas a fatores psíquicos, socioeconômicos, metodológicos e, principalmente, aos déficits de aprendizagem acumulados de anos anteriores, o que gera obstáculos no processo de ensino e aprendizagem das frações, um conceito fundamental e complexo na matemática. Portanto, para romper estas barreiras é necessário o uso de práticas contextualizadas, tornando o conceito mais acessível para os alunos. Utilizando métodos e estratégias que facilitem a compreensão de frações matemáticas. Com base neste contexto, a presente pesquisa buscou verificar se o ensino de frações matemáticas por meio da prática instrumental com flauta doce pode contribuir no ensino de frações matemáticas. Para tanto, foi desenvolvido um produto educacional interdisciplinar nomeado de “Matemática e música uma visão inovadora para o ensino de frações e a interdisciplinaridade”. Este produto educacional é um material didático em formato de livro, e-book e jogos para ensinar frações matemática por meio da prática musical com flauta doce, além de contemplar outros componentes: História, Geografia e Arte. Desta forma, esta pesquisa visou verificar se essa prática pedagógica pode contribuir com a disciplina de Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental em uma turma composta por vinte e dois alunos na faixa etária dos onze a quatorze anos e nove professores participantes de Minas do Leão-RS. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Sua natureza é aplicada ao ensino, e, quanto aos objetivos, é classificada como exploratória e descritiva. Utilizou pesquisa participante, e as áreas de conhecimento abrangidas são de abordagem interdisciplinar, incluindo matemática, ciências humanas e linguagens. Os instrumentos utilizados na pesquisa incluem questionários aplicados a professores e alunos, observações de campo e registros fotográficos dos estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de oficinas e aulas interdisciplinares, divididas em 12 encontros, totalizando 24 períodos de aula. Após a Análise de Conteúdo, os resultados sugerem que os alunos conseguiram compreender o conceito de frações matemáticas como partes de um todo, além de desenvolver habilidades de leitura de frações, representação gráfica por meio de figuras geométricas, comparação de frações e resolução de problemas envolvendo cálculos, a partir da prática musical com flauta doce. Nesse processo, foram utilizados conceitos musicais como compasso, tempo, notas, instrumentos musicais, métricas e ritmo, os quais foram introduzidos de maneira interdisciplinar. Para o futuro, pretende-se desenvolver novos materiais didáticos voltados ao trabalho com razão e proporção.