REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O ensino de frações matemáticas através da música: uma proposta para alunos do 6º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Fabrícia Damando
dc.contributor.author Freitas, Gilmar Angeiski
dc.date.accessioned 2025-10-28T13:05:44Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3914
dc.description.abstract O ensino-aprendizagem de frações matemáticas representa um desafio para muitos professores e alunos, especialmente quando esse conteúdo é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As principais dificuldades estão relacionadas a fatores psíquicos, socioeconômicos, metodológicos e, principalmente, aos déficits de aprendizagem acumulados de anos anteriores, o que gera obstáculos no processo de ensino e aprendizagem das frações, um conceito fundamental e complexo na matemática. Portanto, para romper estas barreiras é necessário o uso de práticas contextualizadas, tornando o conceito mais acessível para os alunos. Utilizando métodos e estratégias que facilitem a compreensão de frações matemáticas. Com base neste contexto, a presente pesquisa buscou verificar se o ensino de frações matemáticas por meio da prática instrumental com flauta doce pode contribuir no ensino de frações matemáticas. Para tanto, foi desenvolvido um produto educacional interdisciplinar nomeado de “Matemática e música uma visão inovadora para o ensino de frações e a interdisciplinaridade”. Este produto educacional é um material didático em formato de livro, e-book e jogos para ensinar frações matemática por meio da prática musical com flauta doce, além de contemplar outros componentes: História, Geografia e Arte. Desta forma, esta pesquisa visou verificar se essa prática pedagógica pode contribuir com a disciplina de Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental em uma turma composta por vinte e dois alunos na faixa etária dos onze a quatorze anos e nove professores participantes de Minas do Leão-RS. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Sua natureza é aplicada ao ensino, e, quanto aos objetivos, é classificada como exploratória e descritiva. Utilizou pesquisa participante, e as áreas de conhecimento abrangidas são de abordagem interdisciplinar, incluindo matemática, ciências humanas e linguagens. Os instrumentos utilizados na pesquisa incluem questionários aplicados a professores e alunos, observações de campo e registros fotográficos dos estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de oficinas e aulas interdisciplinares, divididas em 12 encontros, totalizando 24 períodos de aula. Após a Análise de Conteúdo, os resultados sugerem que os alunos conseguiram compreender o conceito de frações matemáticas como partes de um todo, além de desenvolver habilidades de leitura de frações, representação gráfica por meio de figuras geométricas, comparação de frações e resolução de problemas envolvendo cálculos, a partir da prática musical com flauta doce. Nesse processo, foram utilizados conceitos musicais como compasso, tempo, notas, instrumentos musicais, métricas e ritmo, os quais foram introduzidos de maneira interdisciplinar. Para o futuro, pretende-se desenvolver novos materiais didáticos voltados ao trabalho com razão e proporção.
dc.language.iso 251023s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Matemática
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Música
dc.title O ensino de frações matemáticas através da música: uma proposta para alunos do 6º ano
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.47
dc.description.additionalinformation Os Produtos Educacionais desta dissertação foram catalogados separadamente com os títulos "A magia da flauta doce: canções", “Explorando saberes: atividades”, “Matemática e música: uma visão inovadora para o ensino de frações e a interdisciplinaridade”, “Matemática e música: uma visão inovadora” e “Roteiro de oficinas” de autoria de Gilmar Angeiski Freitas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples