REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Clube de Ciências modalidade STEM: projeto interdisciplinar de ensino para educação básica e desafios para sua implementação

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Robaina, José Vicente Lima
dc.contributor.author Khalek, Chamis Nédia Abdul
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:04:56Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3361
dc.description.abstract A presente pesquisa propõe o estudo da viabilidade para o desenvolvimento de um Clube de Ciências na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, localizada em Porto Alegre, RS. O objetivo é criar um espaço interdisciplinar com atividades e estratégias STEM para contribuir com a formação de crianças e jovens. A pesquisa foca na análise do impacto positivo das experiências dos alunos ao participarem das atividades propostas pelo clube. A proposta metodológica inclui ATD textual discursiva qualitativa para refletir sobre práticas STEM ancoradas na BNCC. Após análise dos dados, observou-se que os estudantes demonstram forte interesse e entusiasmo pelo clube Modalidade STEM. Suas motivações primárias para participar incluem a busca por novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades práticas. Entre os desafios enfrentados pelos alunos, destacam-se a escassez de tempo e a falta de confiança em suas próprias capacidades, sugerindo a necessidade de adaptação do clube às agendas ocupadas dos alunos e de fornecimento de suporte para fortalecer sua confiança. Quanto às áreas de interesse, os alunos demonstram diversidade, com destaque para Ciências da Natureza, Tecnologia e Inovação, Ciência da Computação, Engenharia, Robótica e Matemática. Isso indica a importância de oferecer uma ampla gama de atividades interdisciplinar. Os alunos expressaram interesse em diversos projetos, fornecendo sugestões para melhorar o clube, como aquisição de novos equipamentos e melhor organização. A preferência dos alunos pelo sábado como melhor horário para participar, juntamente com a maioria preferindo frequência semanal, destaca a importância de manter uma programação regular e consistente para o clube. As respostas dos alunos fornecem ideias valiosos que podem orientar a implementação do clube, considerando suas necessidades e interesses, visando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
dc.language.iso 240801s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Investigação científica
dc.subject Alfabetização
dc.subject Letramento científico
dc.subject Modalidades STEM
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Clube de Ciências modalidade STEM: projeto interdisciplinar de ensino para educação básica e desafios para sua implementação
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:5
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Manual de implementação de Clube de Ciências modalidade STEM" de autoria de Chamis Nédia Abdul Khalek.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples