Esta dissertação desenvolveu um produto educacional (PE) sob forma de sequência didática (SD) utilizando aprendizagem baseada em projetos (ABPj) como estrutura basilar. Trouxe como problemática motivadora a seguinte questão: “é possível possibilitar o aumento do engajamento dos estudantes de disciplina da área de automação, aplicando uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos?”. Para construção da fundamentação teórica, realizou-se pesquisas a respeito de metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, sequência didática, aprendizagem significativa e engajamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, cujos procedimentos se enquadram como experimental, com levantamento de dados por meio de formulários e análise através do método de triangulação. O produto educacional elaborado consiste em trazer o estudante como figura ativa no processo de aprendizagem, através da construção e apresentação de uma solução prática e funcional a um problema do cotidiano identificado pelo próprio aluno. O produto educacional é voltado para estudantes de disciplinas da área de automação industrial e sua validação se deu através da aplicação na disciplina de Projetos Integradores II, do curso de Técnico em Eletrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Restinga, localizado na zona sul da cidade de Porto Alegre. Ainda que o universo de aplicação tenha sido pequeno, os dados levantados através de formulário e observações sugerem um grande potencial para o aumento do engajamento e motivação por parte dos estudantes, devido à grande participação e envolvimento da turma, bem como, suas respostas às perguntas realizadas. Desse modo, essa pesquisa e o produto educacional resultante tornam-se ferramentas potentes como opção para o despertar do interesse e motivação dos estudantes, ao utilizar aprendizagem baseada em projeto como alternativa aos métodos tradicionais de ensino.