| dc.contributor.advisor | Peixoto, João Alvarez | |
| dc.contributor.author | Vieira, Luciano Barth | |
| dc.date.accessioned | 2025-07-30T10:33:35Z | |
| dc.date.available | 2025-07-30T10:33:35Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3804 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação desenvolveu um produto educacional (PE) sob forma de sequência didática (SD) utilizando aprendizagem baseada em projetos (ABPj) como estrutura basilar. Trouxe como problemática motivadora a seguinte questão: “é possível possibilitar o aumento do engajamento dos estudantes de disciplina da área de automação, aplicando uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos?”. Para construção da fundamentação teórica, realizou-se pesquisas a respeito de metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, sequência didática, aprendizagem significativa e engajamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, cujos procedimentos se enquadram como experimental, com levantamento de dados por meio de formulários e análise através do método de triangulação. O produto educacional elaborado consiste em trazer o estudante como figura ativa no processo de aprendizagem, através da construção e apresentação de uma solução prática e funcional a um problema do cotidiano identificado pelo próprio aluno. O produto educacional é voltado para estudantes de disciplinas da área de automação industrial e sua validação se deu através da aplicação na disciplina de Projetos Integradores II, do curso de Técnico em Eletrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Restinga, localizado na zona sul da cidade de Porto Alegre. Ainda que o universo de aplicação tenha sido pequeno, os dados levantados através de formulário e observações sugerem um grande potencial para o aumento do engajamento e motivação por parte dos estudantes, devido à grande participação e envolvimento da turma, bem como, suas respostas às perguntas realizadas. Desse modo, essa pesquisa e o produto educacional resultante tornam-se ferramentas potentes como opção para o despertar do interesse e motivação dos estudantes, ao utilizar aprendizagem baseada em projeto como alternativa aos métodos tradicionais de ensino. | |
| dc.language.iso | 250728s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos - ABP | |
| dc.subject | Automação | |
| dc.subject | Engenharia | |
| dc.subject | Modalidades STEM | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.title | Automação no dia-a-dia: uma sequência didática para promover o engajamento nos estudantes através de soluções práticas para problemas reais | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D681.5 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente como Livro da Unidade de Porto Alegre, Publicações Docentes, com o título "Automação no dia a dia: uma sequência didática para aprender enquanto soluciona problemas" de autoria de Luís Eduardo Primaz e João Alvarez Peixoto. |