Esta pesquisa parte da necessidade de abandonar métodos tradicionais de ensino da Matemática, que priorizam a repetição e a memorização em detrimento da reflexão e da compreensão dos conceitos. O estudo investiga quais saberes emergem do uso de recursos manipuláveis e propõe o material dourado como um facilitador para tornar o ensino dos números decimais mais atrativo, promovendo a construção de significados em torno desse conceito. A metodologia adotada é a pesquisa-ação de intervenção diferencial, que coloca o professor como pesquisador de sua própria sala de aula. As intervenções ocorreram em turmas do 5º ano de uma escola privada, e os dados foram coletados por meio da pesquisa qualitativa, com o uso de um diário de campo. A análise dos dados foi orientada pela perspectiva da Análise de Discurso, fundamentada nos estudos de Eni P. Orlandi, considerando a linguagem como elemento central na produção de sentidos e na constituição subjetiva dos sujeitos. A sequência de atividades desenvolvida teve como objetivo a criação de um produto educacional que apoie professores e alunos na construção de significados matemáticos. Os resultados indicam que a manipulação do material dourado contribuiu para a compreensão dos números decimais, permitindo aos alunos relacionar o conteúdo com suas experiências prévias. A linguagem utilizada pelos estudantes, aliada à memória e às vivências anteriores, evidenciou como o conhecimento matemático pode ser construído de forma mais significativa. Além disso, as interações discursivas em sala de aula foram fundamentais no processo de aprendizagem.