REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A representação dos números decimais com o uso do material dourado: perspectivas e propostas e a construção do saber

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Cabral, Tânia Cristina Baptista
dc.contributor.author Rosa, Cláudia da
dc.date.accessioned 2025-10-02T11:48:48Z
dc.date.available 2025-10-02T11:48:48Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3902
dc.description.abstract Esta pesquisa parte da necessidade de abandonar métodos tradicionais de ensino da Matemática, que priorizam a repetição e a memorização em detrimento da reflexão e da compreensão dos conceitos. O estudo investiga quais saberes emergem do uso de recursos manipuláveis e propõe o material dourado como um facilitador para tornar o ensino dos números decimais mais atrativo, promovendo a construção de significados em torno desse conceito. A metodologia adotada é a pesquisa-ação de intervenção diferencial, que coloca o professor como pesquisador de sua própria sala de aula. As intervenções ocorreram em turmas do 5º ano de uma escola privada, e os dados foram coletados por meio da pesquisa qualitativa, com o uso de um diário de campo. A análise dos dados foi orientada pela perspectiva da Análise de Discurso, fundamentada nos estudos de Eni P. Orlandi, considerando a linguagem como elemento central na produção de sentidos e na constituição subjetiva dos sujeitos. A sequência de atividades desenvolvida teve como objetivo a criação de um produto educacional que apoie professores e alunos na construção de significados matemáticos. Os resultados indicam que a manipulação do material dourado contribuiu para a compreensão dos números decimais, permitindo aos alunos relacionar o conteúdo com suas experiências prévias. A linguagem utilizada pelos estudantes, aliada à memória e às vivências anteriores, evidenciou como o conhecimento matemático pode ser construído de forma mais significativa. Além disso, as interações discursivas em sala de aula foram fundamentais no processo de aprendizagem.
dc.language.iso 251001s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Material Dourado
dc.subject Recursos didáticos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pesquisa-ação
dc.title A representação dos números decimais com o uso do material dourado: perspectivas e propostas e a construção do saber
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.47
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência de ensino com materiais manipuláveis: uma proposta para o ensino de números decimais" de autoria de Cláudia da Rosa.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples