Resumo:
Esta pesquisa tem como tema a horta comunitária urbana e a cultura maker no ensino da Geometria, no sétimo ano do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, de maio a novembro de 2023.O problema de pesquisa buscou analisar como a realização de uma horta comunitária urbana, a partir da cultura maker, contribui para esse processo.O objetivo geral é analisar e responder o problema envolvendo a implementação da horta comunitária urbana.Os objetivos específicos abrangeram a descrição da formação básica dos alunos, o desenvolvimento de atividades para superar possíveis deficiências em sua formação, a realização de atividades relacionadas à cultura maker visando à criação da horta comunitária urbana, a qual estimulou a imaginação, a criatividade e o protagonismo dos alunos.A área do conhecimento abordada foi a de ciências exatas e da terra. Quanto à natureza da pesquisa, aplicada ao ensino. As justificativas para a pesquisa abrangeram os aspectos socioeducacionais, científicos e pessoais da autora, enquanto a metodologia adotada foi participativa e descritiva, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Trinta e seis participantes foram envolvidos, incluindo alunos, professores, funcionários da escola e membros da comunidade. Os instrumentos de coleta de dados incluíram questionários e observações.Os resultados destacaram que 18,8% dos estudantes enfrentaram dificuldades em habilidades relacionadas ao protagonismo e criatividade, e 25% tiveram desafios em habilidades que envolvem criatividade, imaginação e ações coempreendedoras. Essas dificuldades foram mais comuns entre alunos de periferias, com histórico de infrequência, limitações de aprendizagem e evasão escolar. No entanto, 81,3% dos estudantes demonstraram dedicação e presença ativa nas aulas e atividades.A maioria dos estudantes adquiriu proficiência em geometria, aplicando o conhecimento na prática na horta comunitária e utilizando tecnologia para demonstrar conceitos geométricos.A horta comunitária em escolas integra geometria, cultura maker, compostagem e tecnologia, oferecendo aprendizado prático e interdisciplinar.A análise dos dados coletados validou a hipótese de que a implementação do Roteiro de Aprendizagem, um produto educacional, estimulou uma reflexão crítica alinhada aos fundamentos da Geometria e Matemática, e inspirou um subproduto o “Almanaque matemágico da horta escolar”,isso confirmou o sucesso da abordagem prática e integrada no ensino de conceitos matemáticos, utilizando estratégias e habilidades bottom-up e top-down, permitindo que os alunos explorassem desde detalhes específicos das plantas até conceitos mais amplos de ecologia e sustentabilidade.A conclusão final do projeto respondeu aos objetivos da pesquisa enfatizando que, 62,5% dos estudantes alcançaram conhecimentos específicos em Geometria e Matemática básica, desenvolvendo uma atitude reflexiva e proativa, adquirindo as competências esperadas em Geometria.