Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo a implementação de um itinerário formativo voltado para a Área Complementar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com foco no tema da sustentabilidade. O autor, que atua como Professor de Física no I.E.E. Cel. Patrício Vieira Rodrigues na Cidade de Tapes, busca aproveitar sua experiência e conhecimento adquiridos durante seu ingresso no PPGSTEM, a fim de produzir projetos educacionais em uma sala de aula específica para criação de projetos. Este ambiente inclui recursos como livros didáticos e equipamentos de oficina direcionados aos alunos do ensino médio. A pesquisa abrangeu três turmas do 2º ano do ensino médio, compreendendo um total de 75 alunos. Para avaliar os resultados, foi utilizado o método qualitativo, incluindo questionários, provas de conceito em STEM, realização de seminários e discussões sobre temas escolhidos pelos próprios alunos, levando em consideração suas realidades. Esse trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva da metodologia PBL, com fundamentação teórica inspirada na filosofia educacional de John Dewey. A dissertação de mestrado resultante deste projeto de pesquisa visa contribuir significativamente para o campo da educação em ciências, oferecendo insights valiosos sobre a eficácia de abordagens pedagógicas inovadoras, como o PBL, na promoção da compreensão e engajamento dos alunos em questões de sustentabilidade. Além disso, busca-se fornecer aos professores ferramentas práticas e estratégias educacionais para melhorar a aprendizagem dos estudantes, capacitando-os a enfrentar os desafios complexos relacionados à preservação do meio ambiente e à promoção da conscientização sobre a sustentabilidade em suas comunidades educacionais. Com base na teoria de John Dewey, esta pesquisa promove uma abordagem centrada no aluno e na participação ativa, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta.
Os resultados dos questionários revelaram que os alunos percebiam o novo ensino médio no Brasil como um modelo em transição, marcado por promessas e desafios, mas prejudicado pela falta de infraestrutura, professores qualificados e apoio governamental, comprometendo seu futuro e o desenvolvimento pleno da proposta. Os responsáveis mostraram pouco conhecimento sobre o processo, baseando suas opiniões nas percepções dos filhos. Já os docentes apontaram que a divulgação insuficiente das trilhas gera dúvidas e desinformação entre os alunos, embora ressaltem que o itinerário formativo com foco em sustentabilidade contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. A sustentabilidade é um tema importante e necessário para ser abordado com estudantes do ensino médio, para reforçar o cuidado com o ambiente, preservação, conservação e restauração, por este motivo trabalhamos com 13 projetos envolvendo um total de 49 alunos. A visibilidade destes projetos junto a comunidade foi tão relevante que gerou um e-book em parceria com o DNIT