dc.contributor.advisor |
Kinast, Éder Julio |
|
dc.contributor.author |
Vianna, Max Aurélio Azevedo |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T12:08:43Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06T12:08:43Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.date.submitted |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3678 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação tem como objetivo a implementação de um itinerário formativo voltado para a Área Complementar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com foco no tema da sustentabilidade. O autor, que atua como Professor de Física no I.E.E. Cel. Patrício Vieira Rodrigues na Cidade de Tapes, busca aproveitar sua experiência e conhecimento adquiridos durante seu ingresso no PPGSTEM, a fim de produzir projetos educacionais em uma sala de aula específica para criação de projetos. Este ambiente inclui recursos como livros didáticos e equipamentos de oficina direcionados aos alunos do ensino médio. A pesquisa abrangeu três turmas do 2º ano do ensino médio, compreendendo um total de 75 alunos. Para avaliar os resultados, foi utilizado o método qualitativo, incluindo questionários, provas de conceito em STEM, realização de seminários e discussões sobre temas escolhidos pelos próprios alunos, levando em consideração suas realidades. Esse trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva da metodologia PBL, com fundamentação teórica inspirada na filosofia educacional de John Dewey. A dissertação de mestrado resultante deste projeto de pesquisa visa contribuir significativamente para o campo da educação em ciências, oferecendo insights valiosos sobre a eficácia de abordagens pedagógicas inovadoras, como o PBL, na promoção da compreensão e engajamento dos alunos em questões de sustentabilidade. Além disso, busca-se fornecer aos professores ferramentas práticas e estratégias educacionais para melhorar a aprendizagem dos estudantes, capacitando-os a enfrentar os desafios complexos relacionados à preservação do meio ambiente e à promoção da conscientização sobre a sustentabilidade em suas comunidades educacionais. Com base na teoria de John Dewey, esta pesquisa promove uma abordagem centrada no aluno e na participação ativa, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta.
Os resultados dos questionários revelaram que os alunos percebiam o novo ensino médio no Brasil como um modelo em transição, marcado por promessas e desafios, mas prejudicado pela falta de infraestrutura, professores qualificados e apoio governamental, comprometendo seu futuro e o desenvolvimento pleno da proposta. Os responsáveis mostraram pouco conhecimento sobre o processo, baseando suas opiniões nas percepções dos filhos. Já os docentes apontaram que a divulgação insuficiente das trilhas gera dúvidas e desinformação entre os alunos, embora ressaltem que o itinerário formativo com foco em sustentabilidade contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. A sustentabilidade é um tema importante e necessário para ser abordado com estudantes do ensino médio, para reforçar o cuidado com o ambiente, preservação, conservação e restauração, por este motivo trabalhamos com 13 projetos envolvendo um total de 49 alunos. A visibilidade destes projetos junto a comunidade foi tão relevante que gerou um e-book em parceria com o DNIT |
|
dc.language.iso |
250203s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação socioambiental |
|
dc.subject |
Produção acadêmica |
|
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
|
dc.subject |
Sustentabilidade socioambiental |
|
dc.subject |
Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
|
dc.subject |
Dissertação |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Ciências da Natureza |
|
dc.subject |
Educação - Itinerário Formativo |
|
dc.subject |
Instituto Estadual de Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues - Tapes/RS |
|
dc.title |
Implementação do itinerário formativo Ciências da Natureza e suas tecnologias no Instituto Estadual de Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues de Tapes/RS |
|
dc.type |
Dissertações |
|
local.description.areasdoconhecimento |
D37.033:502(816.5Tapes) |
|
dc.description.additionalinformation |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM), como requisito parcial para obtenção do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. |
|