Resumo:
A Educação STEM, ao longo dos últimos 20 anos, tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – STEM (do inglês: Science, Tecnologies, Engineering and Mathematics), têm para a sociedade contemporânea, incluindo o Brasil, ainda que timidamente. Dessa forma, a presente pesquisa tem como tema a Educação STEM e a finalidade da criação de um espaço de educação STEM em uma escola pública do município de Guaíba/RS para desenvolver habilidades Matemáticas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O principal objetivo dessa metodologia é o de preparar os alunos com as habilidades, conhecimentos e competências necessárias para terem sucesso em campos relacionados às áreas educacionais STEM. A metodologia é do tipo qualitativa exploratória e participante. Os instrumentos de pesquisa foram: questionários, registro das atitudes dos alunos, roda de conversa após as atividades e autoavaliação. A coleta de dados foi realizada de forma qualitativa por meio de atividades e questionários descritos nos apêndices do trabalho. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, a coleta de dados ocorreu ao longo da aplicação dos materiais e instrumentos didáticos no período discriminado no Cronograma. A amostra representativa é de 15 sujeitos. De modo específico, concebemos, implementamos e acompanhamos o desenvolvimento de um movimento introdutório da educação STEM nos anos finais, por meio do uso de uma Caixa Exploratória com instrumentos e atividades que estimulem e desenvolvam a curiosidade e a prática da construção do conceito matemático. Dessa forma, propusemos uma abordagem instrucional de educação STEM e a testamos em um ambiente externo para projetar, construir e estimular a construção da elaboração do raciocínio e a concretização da aprendizagem de sucesso. Assim, pode-se constatar que existe um impacto pedagógico de um ambiente de educação STEM para a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A educação STEM na rede municipal de ensino de Guaíba, pretendeu também incentivar a busca por conhecimentos e habilidades que são contextualizadas ao colocar o aluno como sujeito ativo da sua própria aprendizagem. Além disso, também mostrou a necessidade do professor de se atentar a novas formas de propor a sua sala de aula, respeitando as particularidades de cada conteúdo e, principalmente, associando ao processo de ensinar Matemática, criando condições para que o aluno tenha uma formação crítica e reflexiva sobre o conhecimento adquirido. A partir desses resultados, ficou evidente o impacto positivo causado pela implementação do produto educacional proposto nesse trabalho: a caixa STEM e a importância da TPI – Trilha Prática e Ilustrativa para o Desenvolvimento dos alunos e o ensino de Matemática.