Resumo:
Esta pesquisa tem como tema: A formação de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas para o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos, digitais e não digitais. Apresenta justificativas, que se destacam pela relevante importância para o ensino da matemática, a formação de professores e como incentivo na busca de melhores metodologias de ensino para as especificidades de cada aluno. Tem por objetivo geral, analisar como os diferentes recursos: digitais (Scratch, kahoot!, Genial.ly) e não digitais (visitas técnicas virtuais a museus, audições musicais, bibliotecas, dança, pinturas, literatura, jogos), utilizados na formação de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, contribuem para o ensino das operações matemáticas. E objetivos específicos: identificar o perfil e formação dos docentes; ofertar oficinas com atividades pedagógicas voltadas ao ensino das operações matemáticas utilizando diferentes recursos digitais e não digitais; acompanhar a prática dos professores, registrando os resultados; desenvolver um Produto Educacional 1, físico e digital, Roteiro de Aprendizagem, com indicações de ações pedagógicas para o ensino de operações matemáticas no 1º ano do Ensino Fundamental, com recursos digitais (Produto Educacional 2 - Aplicativo de Mídias Educacionais) e não digitais (Produto Educacional 3 - livros de literatura infantil matemática). O capítulo Marco teórico destaca os seguintes subcapítulos: Definição de termos, Reflexões sobre trabalhos correlatos: dissertações, teses e artigos, A legislação brasileira sobre a formação e educação matemática, Autores e suas teorias sobre educação matemática, Educação matemática interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, sob a perspectiva das Inteligências Múltiplas de Gardner e Contribuições dos autores e suas teorias para a pesquisa. A Metodologia apresenta abordagem qualitativa interpretada pela Análise Textual Discursiva das categorias emergentes e quantitativa para questões fechadas apresentadas por quadros e gráficos, de natureza aplicada à educação, participante e exploratória. A amostra participativa da pesquisa é de 10 professores. Os instrumentos da pesquisa são: o questionário, oficinas, ficha de observação e autoavaliação dos professores e os resultados da aplicação destes, são apresentados no capítulo Análise e Discussão dos Dados, comentados à luz do Marco Teórico. A Conclusão e as Considerações finais são apresentadas respondendo ao problema de pesquisa e objetivos. Observou-se, nas práticas dos professores, a utilização de diferentes recursos no ensino das operações matemáticas. Na literatura, cinco dos oito professores desenvolveram atividades utilizando este recurso, trabalhando sequência numérica, educação financeira, agrupamentos decimais, interdisciplinarmente, desenvolvendo outras áreas, tais como a pintura, desenho e relações interpessoais, configurando também, a multidisciplinaridade. Foram observadas as relações com expressões corporais na transdisciplinaridade da utilização de saltos à distância para posterior construção de gráficos com as medições e as atividades com origami desenvolvendo a motricidade fina. Quanto às oficinas, 75% dos professores elencaram serem uma prática proveitosa, validando o impacto representado em suas práticas e formação continuada. Ao final do projeto constam as Referências, Apêndices e Anexos. O link de acesso aos Produtos Educacionais estará disponível após defesa do mestrado e poderão ser impressos.