Esta pesquisa apresenta como tema a Metodologia de Aprendizagem ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas – em uma escola técnica de ensino médio no município de Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil. O problema de pesquisa questiona: “como o ABP pode contribuir para a formação dos alunos do primeiro ano de uma escola técnica pública?” O objetivo geral da pesquisa busca analisar como o ABP pode influenciar na aprendizagem dos alunos, sendo implementado em uma parte do conteúdo da disciplina de Arquitetura de Computadores. Os objetivos específicos buscam descrever a percepção dos alunos sobre o aprendizado com ABP; desenvolver atividades da disciplina de Arquitetura de Computadores com o ABP; avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos com ABP e desenvolver o produto educacional, uma sequência didática disponível em um site e no formato impresso de fichas de exercícios. O marco teórico apresenta o ABP, a disciplina de Arquitetura de Computadores, a revisão de literatura: dissertações e teses sobre o tema, o quadro sinóptico sobre os autores e, por último, suas teorias sobre o tema. Na metodologia, o tipo de pesquisa é de método misto e o instrumento de avaliação é o questionário, com questões abertas e fechadas para alunos e professor participante. Os dados são analisados através de gráficos e discutidos à luz de alguns autores sobre o tema presente no marco teórico. As conclusões e as considerações finais destacam a percepção dos alunos sobre como o ABP pode influenciar na aprendizagem, indicando que a maioria dos alunos prefere partes do ABP, alternadas com os métodos que já conhecem.