dc.contributor.advisor |
Falavigna, Gládis |
|
dc.contributor.author |
Diefenthäler, Alexandre |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-08T10:53:18Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2308 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa apresenta como tema a Metodologia de Aprendizagem ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas – em uma escola técnica de ensino médio no município de Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil. O problema de pesquisa questiona: “como o ABP pode contribuir para a formação dos alunos do primeiro ano de uma escola técnica pública?” O objetivo geral da pesquisa busca analisar como o ABP pode influenciar na aprendizagem dos alunos, sendo implementado em uma parte do conteúdo da disciplina de Arquitetura de Computadores. Os objetivos específicos buscam descrever a percepção dos alunos sobre o aprendizado com ABP; desenvolver atividades da disciplina de Arquitetura de Computadores com o ABP; avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos com ABP e desenvolver o produto educacional, uma sequência didática disponível em um site e no formato impresso de fichas de exercícios. O marco teórico apresenta o ABP, a disciplina de Arquitetura de Computadores, a revisão de literatura: dissertações e teses sobre o tema, o quadro sinóptico sobre os autores e, por último, suas teorias sobre o tema. Na metodologia, o tipo de pesquisa é de método misto e o instrumento de avaliação é o questionário, com questões abertas e fechadas para alunos e professor participante. Os dados são analisados através de gráficos e discutidos à luz de alguns autores sobre o tema presente no marco teórico. As conclusões e as considerações finais destacam a percepção dos alunos sobre como o ABP pode influenciar na aprendizagem, indicando que a maioria dos alunos prefere partes do ABP, alternadas com os métodos que já conhecem. |
|
dc.language.iso |
220804s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Arquitetura de computadores |
|
dc.subject |
Metodologia |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Educação profissional |
|
dc.title |
ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas, na disciplina de arquitetura de computadores, na educação profissional |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
D37.02 |
|
dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional – sequência didática para tabelas lógicas em arquitetura de computadores" de autoria de Alexandre Diefenthäler. |
|