Resumo:
Pretende-se com este trabalho implementar um Clube de Ciências para desenvolver atividades ligadas à área socioambiental de uma escola estadual da cidade de Guaíba, tratando-as sob dois aspectos: a reocupação dos espaços físicos dessa escola a fim de torná-la mais sustentável e a formação de alunos mais críticos e autônomos, sujeitos na construção dos seus conhecimentos e das suas aprendizagens. Para isso, escolheu-se o Clube de Ciência como meio para o desenvolvimento desta pesquisa. Como metodologia para o desenvolvimento das atividades do Clube, serão utilizados elementos que lembram a Aprendizagem Cooperativa, pois acredita-se que ela pode ser uma alternativa considerável para suprir os atuais problemas da educação, além de renovar o ensino e a relação professor-aluno em sala de aula. Ou seja, embora a estrutura e organização do Clube de Ciências não seja a mesma de uma sala de aula, divulgar e evidenciar os benefícios da Aprendizagem Cooperativa pode estimular novas pesquisas em sala de aula. Para complementar, buscou-se promover o Letramento Científico dos participantes, ou seja, com o intuito de formar cidadãos sociocientíficos capazes de pensar criticamente e tomar decisões conscientes sobre questões científicas e tecnológicas que impactam seu contexto social. A pesquisa foi aplicada durante os encontros do Clube de Ciências, utilizando-se da Aprendizagem Cooperativa como metodologia e com enfoque nas questões socioambientais, pertinentes à sustentabilidade. Como resultado, os participantes relataram contentamento, melhora escolar, mudança atitudinal e desenvolvimento intelectual, após a entrada e a participação das atividades do Clube de Ciências. Porém algumas questões, como a rotatividade dos participantes ao longo dos encontros é um ponto que precisa ser revisto para as próximas pesquisas. Entretanto, acredita-se que a pesquisa conseguiu apresentar as devidas reflexões da temática, incentivando novos estudos na área. Por fim, apresenta-se como Produto Educacional um curso no formato MOOC visando auxiliar à formação de novos coordenadores e à difusão dos Clubes de Ciências pelo país.