REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A aprendizagem cooperativa como inspiração metodológica na implementação de um Clube de Ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Robaina, José Vicente Lima
dc.contributor.author Oliveira, Daysi Caroline Ragiuk de
dc.date.accessioned 2024-03-12T09:16:58Z
dc.date.available 2024-03-12T09:16:58Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3173
dc.description.abstract Pretende-se com este trabalho implementar um Clube de Ciências para desenvolver atividades ligadas à área socioambiental de uma escola estadual da cidade de Guaíba, tratando-as sob dois aspectos: a reocupação dos espaços físicos dessa escola a fim de torná-la mais sustentável e a formação de alunos mais críticos e autônomos, sujeitos na construção dos seus conhecimentos e das suas aprendizagens. Para isso, escolheu-se o Clube de Ciência como meio para o desenvolvimento desta pesquisa. Como metodologia para o desenvolvimento das atividades do Clube, serão utilizados elementos que lembram a Aprendizagem Cooperativa, pois acredita-se que ela pode ser uma alternativa considerável para suprir os atuais problemas da educação, além de renovar o ensino e a relação professor-aluno em sala de aula. Ou seja, embora a estrutura e organização do Clube de Ciências não seja a mesma de uma sala de aula, divulgar e evidenciar os benefícios da Aprendizagem Cooperativa pode estimular novas pesquisas em sala de aula. Para complementar, buscou-se promover o Letramento Científico dos participantes, ou seja, com o intuito de formar cidadãos sociocientíficos capazes de pensar criticamente e tomar decisões conscientes sobre questões científicas e tecnológicas que impactam seu contexto social. A pesquisa foi aplicada durante os encontros do Clube de Ciências, utilizando-se da Aprendizagem Cooperativa como metodologia e com enfoque nas questões socioambientais, pertinentes à sustentabilidade. Como resultado, os participantes relataram contentamento, melhora escolar, mudança atitudinal e desenvolvimento intelectual, após a entrada e a participação das atividades do Clube de Ciências. Porém algumas questões, como a rotatividade dos participantes ao longo dos encontros é um ponto que precisa ser revisto para as próximas pesquisas. Entretanto, acredita-se que a pesquisa conseguiu apresentar as devidas reflexões da temática, incentivando novos estudos na área. Por fim, apresenta-se como Produto Educacional um curso no formato MOOC visando auxiliar à formação de novos coordenadores e à difusão dos Clubes de Ciências pelo país.
dc.language.iso 240308s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Aprendizagem cooperativa
dc.subject Ciências
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Letramento científico
dc.title A aprendizagem cooperativa como inspiração metodológica na implementação de um Clube de Ciências
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:504
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Curso MOOC de formação de coordenadores de Clubes de Ciências” de autoria de Daysi Caroline Ragiuk de Oliveira.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples