A avaliação escolar é parte fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, no entanto, os instrumentos avaliativos podem ser aplicados de diferentes formas. Dentre eles há os que nos permitem conhecer a aprendizagem dos estudantes assim como motivam e incentivam, bem como há aqueles que não demonstram de forma condizente o nível de aprendizagem. A escolha por instrumentos avaliativos adequados nos permite inferir com maior precisão o resultado do processo de ensino na aprendizagem dos estudantes, além de estarmos realizando um procedimento que compõem a aprendizagem e não apenas a julga. Nesse contexto,a autoavaliação pode ser uma alternativa para promover uma avaliação formativa que consiga indicar ao estudante como seu processo de aprendizagem está sendo desenvolvido e ao professor pode ser um elemento para a escolha de caminhos a serem seguidos na continuidade do processo de ensino. Diante da importância da avaliação, esta dissertação teve por objetivo elaborar uma proposta de avaliação formativa na forma de autoavaliação. Para isso, construímos um questionário com questões sobre prática e forma de estudo que se relacionam com as disciplinas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Esse questionário foi aplicado em 34 estudantes do Ensino Médio no ano de 2022 de uma escola pública. No processo de criação e aplicação deste questionário, evidenciou-se a possibilidade de uma análise crítica do processo de aprendizagem. Os dados obtidos foram utilizados para debate e levantamento de reflexões a respeito da prática docente e de estudo dos alunos. O produto educacional resultante - metodologia para a elaboração de um questionário de autoavaliação das disciplinas de STEM - será disponibilizado para a comunidade acadêmica e profissional, no repositório de produtos educacionais da CAPES, eduCAPES.