REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Autoavaliação como proposta de avaliação formativa em disciplinas de STEM

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
dc.contributor.author Boeira, Marcelo Dall'Alba
dc.date.accessioned 2022-12-16T11:58:29Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2486
dc.description.abstract A avaliação escolar é parte fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, no entanto, os instrumentos avaliativos podem ser aplicados de diferentes formas. Dentre eles há os que nos permitem conhecer a aprendizagem dos estudantes assim como motivam e incentivam, bem como há aqueles que não demonstram de forma condizente o nível de aprendizagem. A escolha por instrumentos avaliativos adequados nos permite inferir com maior precisão o resultado do processo de ensino na aprendizagem dos estudantes, além de estarmos realizando um procedimento que compõem a aprendizagem e não apenas a julga. Nesse contexto,a autoavaliação pode ser uma alternativa para promover uma avaliação formativa que consiga indicar ao estudante como seu processo de aprendizagem está sendo desenvolvido e ao professor pode ser um elemento para a escolha de caminhos a serem seguidos na continuidade do processo de ensino. Diante da importância da avaliação, esta dissertação teve por objetivo elaborar uma proposta de avaliação formativa na forma de autoavaliação. Para isso, construímos um questionário com questões sobre prática e forma de estudo que se relacionam com as disciplinas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Esse questionário foi aplicado em 34 estudantes do Ensino Médio no ano de 2022 de uma escola pública. No processo de criação e aplicação deste questionário, evidenciou-se a possibilidade de uma análise crítica do processo de aprendizagem. Os dados obtidos foram utilizados para debate e levantamento de reflexões a respeito da prática docente e de estudo dos alunos. O produto educacional resultante - metodologia para a elaboração de um questionário de autoavaliação das disciplinas de STEM - será disponibilizado para a comunidade acadêmica e profissional, no repositório de produtos educacionais da CAPES, eduCAPES.
dc.language.iso 221211s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Avaliação escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Autoavaliação
dc.subject Ensino médio
dc.title Autoavaliação como proposta de avaliação formativa em disciplinas de STEM
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Kinast, Éder Julio
local.description.areasdoconhecimento D371.26


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples