Esta Dissertação de Mestrado Profissional apresenta um Produto Educacional para ser replicado no curso Técnico em Edificações e áreas afins da construção civil. Fundamenta-se no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, por suas próprias obras e de outros autores que lhe fazem de referência e objeto. O referencial primário é sustentado pelas concepções sócio-educacionais Dambrosianas e Freireanas, tendo Palavras Geradoras como conexão entre a Ciência Básica e a Ciência Aplicada, referenciada por Mario Bunge. A aplicação da pesquisa foi pelo modelo remoto em uma turma inicial do curso Técnico em Edificações na disciplina de Cálculo Técnico, Escola Técnica Estadual Parobé (escola pública, pós-médio), no município de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Os pesquisados foram oito sujeitos participantes: sete alunos e um professor/pesquisador. Inicialmente, a investigação dar-se-ia pelo modelo presencial; questões pandêmicas ocasionadas pela COVID-19 limitaram a pesquisa, minimizados pela interação natural dos alunos. O Produto Educacional constituiu-se em dois momentos: uma proposta de questionário para analisar a viabilidade de aplicação da Sequência de Atividades e uma Sequência de Atividades para a aprendizagem do conhecimento da Geometria Plana com interface na construção civil. A metodologia foi por abordagem qualitativa de natureza aplicada, objetivando a exploração quanto ao procedimento de pesquisa participante. O objetivo geral da pesquisa foi para avaliar em que medida o Programa Etnomatemática e suas concepções contribuem para a aprendizagem e aplicação da Geometria Plana em um curso de Técnico em Edificações, tendo como resultado satisfatório ao atendimento da proposta inicial de investigação. Por meio da análise qualitativa, concluiu-se que é possível dinamizar a aprendizagem Matemática (Ciência Básica), pela perspectiva Freiriana de levantar o que o aluno já sabe, motivar o aluno a saber mais do que já sabe e confrontar aprendizagens pela Ciência Aplicada filiada ao Programa Etnomatemática.