REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A aprendizagem da geometria plana à luz da etnomatemática no ambiente de um curso técnico em edificações

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
dc.contributor.author Moraes, Marli Silva de
dc.date.accessioned 2022-12-22T11:37:10Z
dc.date.available 2022-12-22T11:37:10Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2625
dc.description.abstract Esta Dissertação de Mestrado Profissional apresenta um Produto Educacional para ser replicado no curso Técnico em Edificações e áreas afins da construção civil. Fundamenta-se no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, por suas próprias obras e de outros autores que lhe fazem de referência e objeto. O referencial primário é sustentado pelas concepções sócio-educacionais Dambrosianas e Freireanas, tendo Palavras Geradoras como conexão entre a Ciência Básica e a Ciência Aplicada, referenciada por Mario Bunge. A aplicação da pesquisa foi pelo modelo remoto em uma turma inicial do curso Técnico em Edificações na disciplina de Cálculo Técnico, Escola Técnica Estadual Parobé (escola pública, pós-médio), no município de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Os pesquisados foram oito sujeitos participantes: sete alunos e um professor/pesquisador. Inicialmente, a investigação dar-se-ia pelo modelo presencial; questões pandêmicas ocasionadas pela COVID-19 limitaram a pesquisa, minimizados pela interação natural dos alunos. O Produto Educacional constituiu-se em dois momentos: uma proposta de questionário para analisar a viabilidade de aplicação da Sequência de Atividades e uma Sequência de Atividades para a aprendizagem do conhecimento da Geometria Plana com interface na construção civil. A metodologia foi por abordagem qualitativa de natureza aplicada, objetivando a exploração quanto ao procedimento de pesquisa participante. O objetivo geral da pesquisa foi para avaliar em que medida o Programa Etnomatemática e suas concepções contribuem para a aprendizagem e aplicação da Geometria Plana em um curso de Técnico em Edificações, tendo como resultado satisfatório ao atendimento da proposta inicial de investigação. Por meio da análise qualitativa, concluiu-se que é possível dinamizar a aprendizagem Matemática (Ciência Básica), pela perspectiva Freiriana de levantar o que o aluno já sabe, motivar o aluno a saber mais do que já sabe e confrontar aprendizagens pela Ciência Aplicada filiada ao Programa Etnomatemática.
dc.language.iso 221221s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino técnico
dc.subject Geometria plana
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Construção civil
dc.subject Matemática
dc.title A aprendizagem da geometria plana à luz da etnomatemática no ambiente de um curso técnico em edificações
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37:51
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Estudo de viabilidade e sequência de atividades para aplicação no curso técnico em edificações: a aprendizagem da geometria plana à luz da etnomatemática" de autoria de Marli Silva de Moraes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples