Resumo:
A presente pesquisa tem como tema a Educação Matemática Crítica (EMC) como abordagem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática: Roteiro de Aprendizagem com auxílio das tecnologias digitais para o ensino da Estatística Descritiva através do estudo de gráficos e tabelas no 1o ano do Ensino Médio de um colégio público de Porto Alegre- RS. O objetivo geral tem o intuito de analisar como a Educação Matemática Crítica, como abordagem no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, contribui para a aprendizagem básica da Estatística Descritiva utilizando o estudo de Gráficos e Tabelas através da proposição de um Roteiro de Aprendizagem com o auxílio das Tecnologias Digitais (TD) a ser realizado pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público. Os objetivos específicos são, identificar o conhecimento teórico e prático dos alunos do componente curricular de Matemática em relação ao conhecimento básico de estatística, tecnologias digitais, uso didático do celular, computador, aplicativos de realização de formulários de pesquisa e gráficos, no Ensino Médio; planejar e aplicar atividades de um Roteiro de Aprendizagem, para o aprendizado básico da Estatística Descritiva, para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, criando assim, condições para que o aluno tenha uma formação crítica e reflexiva sobre o conhecimento adquirido, através da EMC; incentivar e oportunizar a realização da pesquisa em sala de aula com o uso das TD (computador, celular, internet, aplicativos para confecção de gráficos e outros), utilizando uma abordagem crítica para realização da mesma, promovendo o diálogo e a democratização e identificar os problemas apresentados, as soluções encontradas e os resultados da aprendizagem. No Marco Teórico, apresentamos o Estado da Arte, dissertamos sobre a EMC e o processo ensino-aprendizagem da Estatística Descritiva. A amostra representativa é de 51 sujeitos. A metodologia é do tipo qualitativa-quantitativa, aplicada, exploratória e participante. Os instrumentos de pesquisa foram: questionários, registro das atitudes dos alunos e autoavaliação. Os dados são analisados tendo como base a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), discutidos à luz dos autores do Marco Teórico. Na conclusão e considerações finais, os resultados destacados comprovam que a EMC e o uso das Tecnologias digitais auxiliaram o processo ensino-aprendizagem da Estatística Descritiva com a aplicação de atividades que promoveram o diálogo, a reflexão e o desenvolvimento da Competência Democrática. As questões fechadas foram analisadas conforme a TFD e geraram figuras, já as questões abertas geraram categorias e também foram analisadas através da TFD. Salientamos que a maioria dos alunos (80%) alcançaram conhecimento considerável sobre ED, gráficos, tabelas, TD, por meio de uma abordagem crítica que promoveu o diálogo e a reflexão sobre o aprendizado. O produto educacional é um Roteiro de Aprendizagem no formato digital que permite modificações e poderá ser impresso.