A presente pesquisa propõe um Produto Educacional que seja capaz de aguçar o interesse dos alunos ingressantes no curso de engenharia a permanecerem no curso, a partir de aulas com participação ativa e a montagem de um projeto simplificado de automação, por meio de um módulo microcontrolador e periféricos. As observações e uma aplicação parcial do Produto Educacional ocorreram na disciplina de Introdução ao Controle e Automação do curso de Engenharia de Controle e Automação da UERGS. A proposta do Produto Educacional possui como base a ênfase da metodologia PBL (Project-Based Learning). O objetivo geral se dá através da aplicação de uma metodologia ativa, que envolva tópicos atuais e aplicados de engenharia, aliado a um experimento de custo reduzido, no intuito de incentivar os alunos ingressantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UERGS a permanecerem no curso. A amostra foi composta por 49 matriculados na disciplina de Introdução ao Controle e Automação, sendo desses, 35 alunos acessaram o TCLE e 21 participaram até o final da pesquisa. Ao final da análise de dados, dentre inúmeros resultados positivos, quando os alunos foram questionados se o desejo de permanência no curso de Engenharia possuía relação com a disciplina de Introdução, a maioria dos alunos que participou da pesquisa até o final, relacionou positivamente sua afirmação