Resumo:
OEsta pesquisa apresentou um cunho qualitativo através de uma ação coletiva com educandos e seu educador que remete a um processo de autorreflexão do ensino, o qual partiu do contraponto das dificuldades existentes em como considerar a correlação conceitual da Química, tanto no seu entendimento quanto em suas correlações
conceituais. A Química, conforme dados pesquisados, se apresenta como uma
disciplina com um dos menores índices de aproveitamento nos vestibulares e no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conduziu-se um processo de ressignificação conceitual de alguns conceitos da disciplina, através do tema eletronegatividade, que pudesse viabilizar essa ressignificação conceitual. Realizou-se uma pesquisa-acão, participativa e aberta, com um público-alvo, 25 alunos do 1º ano do curso técnico de nível médio de Mecânica no IFRS – Campus Ibirubá. A pesquisa ocorreu através de
questionários e avaliações dos processos de aplicação de sequências didáticas, com o
intuito de verificar o desenvolvimento dos educandos frente às propostas apresentadas.
Teve-se como objetivo geral da pesquisa apresentar uma proposta metodológica, que
busca ressignificar alguns dos conceitos de química a partir de um tema base como a
eletronegatividade, de forma que pudesse prover uma aprendizagem significativa com o uso de estratégias de ensino diferenciadas. Aliadas a esta proposta de ressignificação, o uso da aprendizagem por solução de problemas para os educandos também foi proposta. Com a aplicação de um Produto Educacional direcionado a esta proposta, que teve sua concepção através de uma releitura conceitual entre as mais diversas
pesquisas no assunto, além de avaliações em livros didáticos no ensino médio e no ensino superior, em que pode ser criada a possibilidade de os educandos interagissem diretamente com uma situação prática em sala de aula, mesmo quevirtual devido às restrições sanitárias da Pandemia do COVID-19. Construiu-se um conhecimento
teórico-prático através desta ressignificação proposta. Associado a isto, as teorias de
aprendizagem significativa propostas por Ausubel e Marco Antonio Moreira, foram referências consideráveis na elaboração desta pesquisa, criando a predisposição necessária para a ação dos educandos junto ao educador. Foi possível observar que nos resultados obtidos, os educandos desenvolveram suas reflexões críticas e as
consequentes melhorias no processo de aprendizagem. Buscou-se com esta ressignificação, a construção cognitiva junto aos educandos, de um alinhamento químico conceitual consistente, que comprove a aplicação da metodologia de
sequências didáticas foi eficiente esignificativa. Dessa forma, construiu-se a ressignificação proposta agregando valor aos aos conceitos ensinados, com a criação de modelos explicativos mais alinhados e direcionados neste contexto, conforme preveem as legislações educacionais brasileiras, sem destoar do preconizado.