Resumo:
A crise ambiental, promovida pela lógica da acumulação do crescimento ilimitado e linear, é um dos maiores desafios já enfrentados pela humanidade. A dinâmica de dominação e exploração que rege a relação entre seres humanos e natureza é a base de um sistema de produção em que o gerenciamento de resíduos é um aspecto particularmente problemático. Nesse contexto, a poluição plástica desempenha um papel significativo, pois o material tem sido produzido em larga escala desde 1950 e, hoje em dia, a humanidade despeja o equivalente ao seu próprio peso em plástico nos ecossistemas todos os anos. Dessa forma, reconhecendo a instituição escolar como espaço de fomento à consciência ambiental e estímulo ao sentimento de responsabilidade social dos estudantes, esta dissertação apresenta a Educação Ambiental Crítica como uma alternativa à Educação Ambiental (EA) que vem sendo desenvolvida. Para tal, a pesquisa – de natureza exploratória, descritiva, mista e aplicada – contempla o processo de elaboração, implementação e avaliação de um produto educacional de viés crítico constituído por quatro roteiros de aprendizagem abordando diferentes aspectos da crise ambiental e a problemática da poluição plástica. A amostra da pesquisa foi composta por 33 participantes, 20 alunos da segunda série do Novo Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, e seus 13 professores. A avaliação das atividades desenvolvidas ocorreu a partir da observação da participação e desempenho dos estudantes. Além disso, foi realizada a Análise Textual Discursiva das respostas aos questionários diagnósticos acerca das percepções que alunos e professores têm sobre a questão ambiental e a forma como a EA é trabalhada em sala de aula. No que se refere aos docentes, todos expressaram acreditar na importância da implementação da EA, assim como demonstraram ter um nível considerável de conhecimento a respeito. Ademais, a maioria afirmou trabalhar EA em suas aulas, empregando metodologias, recursos e referenciais teóricos variados. A respeito da postura dos estudantes em relação à crise ambiental, os docentes manifestaram a percepção de que estes são desinteressados e apresentam consciência ambiental precária, evidenciando a relevância da busca por formas de motivar e envolver os alunos na construção significativa de seus conhecimentos. Quanto às observações, foi possível constatar o êxito da proposta em instigar a participação ativa, engajada e reflexiva dos discentes, bem como seu interesse em compreender e problematizar os diversos aspectos da crise ambiental. Mediante a análise e comparação das respostas dos alunos, coletadas antes e depois da aplicação do produto educacional, o desenvolvimento de sua consciência ambiental ficou evidente. Os estudantes, a partir da reflexão crítica sobre a realidade da qual fazem parte, demonstraram ter aprofundado o seu entendimento sobre o que é meio ambiente e EA, assim como acerca da influência dos ideais de progresso e desenvolvimento da sociedade industrial na relação entre ser humano e natureza. Eles também expressaram melhor compreensão sobre a problemática da poluição plástica – suas causas, impactos e possíveis soluções – e da importância da EA, além de avaliarem sua experiência enquanto participantes da pesquisa como positiva e esclarecedora.