REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Horta escolar como ferramenta de educação ambiental no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Drescher, Marta Sandra
dc.contributor.author Ferreira, Aléxia Caroline Dos Santos
dc.date.accessioned 2024-03-25T19:25:11Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3218
dc.description.abstract A horta pode ser considerada um Laboratório Vivo, no qual podem ser elaborados temas diversos que envolvam manejo do solo, adubação, atividade de micro, meso e macroorganismos na decomposição dos resíduos sólidos e estruturação do solo. Também o acompanhamento do processo de crescimento das plantas, segurança e soberania alimentar, etc.,sendo que todos esses assuntos podem ser integralizados com disciplinas curriculares como matemática, história e biologia entre outras. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ação de extensão sobre a importância da horta escolar como ferramenta de educação ambiental com alunos do 6° ao 9º ano do ensino fundamental. O trabalho buscou a interdisciplinaridade com a grade curricular dos respectivos anos, possibilitando aos alunos uma sinergia com o meio ambiente e com a comunidade escolar, de modo que estes aprendam sobre princípios de conservação do meio ambiente. O público para a realização do trabalho foi definido de acordo com uma solicitação vinda da própria escola com o intuito de reabilitar o local da antiga horta. As atividades desenvolvidas foram divididas em oito momentos: apresentação do projeto, demarcação da área, compostagem, produção de mudas, construção dos canteiros, acompanhamento dos canteiros, colheita e destinação dos alimentos e criações nas plataformas Wakalet e Genialy. Os momentos foram compostos de atividades teóricas e práticas envolvendo os diversos âmbitos de uma horta. As tarefas eram realizadas conforme o tempo em que cada momento necessitava, tendo em consideração tempo de germinação, ação do húmus, condições edafoclimáticas e conhecimento teórico dos alunos. Foi possível constatar que alguns alunos já tinham uma noção geral sobre o tema, visto que haviam trabalhado nas disciplinas assuntos nesse âmbito. Porém, foi no decorrer do projeto que foi possível aprofundar o conhecimento dos alunos e intensificar a percepção deles como parte do ambiente. A realização da proposta do trabalho trouxe um retorno positivo no pensar de uma alimentação saudável, os alunos passaram a ter uma valorização e aceitação diferente dos alimentos, além de criar laços mais fortes com os funcionários do educandário, de modo que passaram a se sentir importantes e integrantes na escola.
dc.language.iso 240322s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Hortas escolares
dc.subject Segurança alimentar
dc.subject Agroecologia
dc.subject Sustentabilidade
dc.subject Ambiente escolar
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Educação ambiental
dc.title Horta escolar como ferramenta de educação ambiental no ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M504:37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples