REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Análise da comunicação interna e endomarketing: estudo de caso em uma empresa de equipamentos estéticos e para saúde no Vale do Taquari, RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bulhões, Flávia Muradas
dc.contributor.author Cardozo, Kerolyn Kissiane dos Santos
dc.date.accessioned 2024-03-25T21:22:16Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3225
dc.description.abstract A comunicação atualmente está sendo vista como estratégia de gestão, viabilizando melhores resultados internos e externos. O enfoque na comunicação interna e endomarketing vem crescendo e visando a integração do público interno com os objetivos da empresa. Para alcançar os melhores resultados, a comunicação deve ser planejada e gerenciada. O endomarketing desempenha um papel nesta parte, porque não se concentra apenas na gestão da comunicação interna, mas também no entusiasmo dos colaboradores da gestão organizacional. Quando a comunicação interna ocorre de forma harmoniosa no ambiente interno, os colaboradores podem se sentir mais motivados no desempenho de suas funções, pois a empresa pode repassar informações relacionadas ao seu negócio e receber feedback do público interno. O presente trabalho teve como objetivo analisar a comunicação interna e endomarketing da empresa estudada e, para tanto, utilizou a aplicação de questionários. Os resultados obtidos revelaram que, apesar do rápido crescimento da empresa, há um bom fluxo de comunicação e alinhamento dos colaboradores com o propósito da mesma. Observou-se também que alguns pontos podem ser melhorados, como a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, ampliar o conhecimento sobre o programa de ideias (caixa de sugestões), assim como oferecer retorno adequado aos colaboradores sobre as ideias apresentadas por eles (feedback).
dc.language.iso 220112s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Comunicação
dc.subject Endomarketing
dc.subject Gestão
dc.subject Comunicação interna
dc.title Análise da comunicação interna e endomarketing: estudo de caso em uma empresa de equipamentos estéticos e para saúde no Vale do Taquari, RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M65.012.45


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples