A comunicação atualmente está sendo vista como estratégia de gestão, viabilizando
melhores resultados internos e externos. O enfoque na comunicação interna e
endomarketing vem crescendo e visando a integração do público interno com os
objetivos da empresa. Para alcançar os melhores resultados, a comunicação deve ser
planejada e gerenciada. O endomarketing desempenha um papel nesta parte, porque
não se concentra apenas na gestão da comunicação interna, mas também no
entusiasmo dos colaboradores da gestão organizacional. Quando a comunicação
interna ocorre de forma harmoniosa no ambiente interno, os colaboradores podem se
sentir mais motivados no desempenho de suas funções, pois a empresa pode
repassar informações relacionadas ao seu negócio e receber feedback do público
interno. O presente trabalho teve como objetivo analisar a comunicação interna e
endomarketing da empresa estudada e, para tanto, utilizou a aplicação de
questionários. Os resultados obtidos revelaram que, apesar do rápido crescimento da
empresa, há um bom fluxo de comunicação e alinhamento dos colaboradores com o
propósito da mesma. Observou-se também que alguns pontos podem ser melhorados,
como a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, ampliar o
conhecimento sobre o programa de ideias (caixa de sugestões), assim como oferecer
retorno adequado aos colaboradores sobre as ideias apresentadas por eles
(feedback).