O presente estudo procura identificar os mercados e classificar os canais de
comercialização utilizados pela Associação Regional de Cooperação e Agroecologia
(ECOTERRA) localizada na região Alto Uruguai/RS. A fim de atingir os objetivos
propostos, a metodologia utilizada classifica-se como exploratório-descritiva, de
natureza qualiquantitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de pesquisa
bibliográfica, documental, realização de conversas e pesquisa participante realizada no
segundo semestre de 2023. Dentre os resultados apurados, a ECOTERRA tem atuado
em mercados de proximidade, territoriais, convencionais e institucionais, utilizando
diferentes canais de venda. Essa conformação tem utilizado canais de nível zero, um e
três para a distribuição intensiva dos produtos alimentares. Ademais, a pesquisa
também apurou que os produtos agroecológicos são comercializados através de
circuitos curtos por meio de vendas diretas e indiretas. Por fim, considera-se que a
estratégia comercial utilizada pela ECOTERRA tem propiciado a reprodução
socioeconômica dos agricultores familiares e maior autonomia comercial.