REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas inclusivas: registros de docentes a partir de plataforma online

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Gonçalves, Andréa Souza Teixeira
dc.date.accessioned 2024-05-05T22:26:20Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3301
dc.description.abstract Este trabalho se propõe a analisar as práticas inclusivas por meio de registros de docentes da educação básica na plataforma online Escolas Conectadas, que oferece cursos gratuitos de formação continuada. Tem como objetivo analisar as concepções dos docentes sobre práticas inclusivas a partir dos registros no curso de qualificação pedagógica intitulado Escola para todos: inclusão de pessoa com deficiência e identificar possíveis demandas de inclusão no contexto escolar, com vistas a fomentar a reflexão acerca da forma pela qual as escolas operam a serviço da governamentalidade. Como metodologia, utiliza-se uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, com base nos registros escritos de cinco docentes, sendo cada uma delas representante de uma região brasileira. Nesse panorama, o exame dos registros é realizado com inspiração nos estudos foucaultianos, que permitem concluir que as práticas inclusivas se apresentam como uma das formas de exercer a governamentalidade sobre a sociedade, por meio de táticas do biopoder, visando a controlar a população e a regular os sujeitos. Nesse sentido, a formação continuada pode ser potente como resistência para as práticas de governamentalidade.
dc.language.iso 240430s####2019bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Inclusão - Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE
dc.title Práticas inclusivas: registros de docentes a partir de plataforma online
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples