dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
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dc.contributor.author |
Gonçalves, Andréa Souza Teixeira |
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dc.date.accessioned |
2024-05-05T22:26:20Z |
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dc.date.available |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.date.submitted |
2019 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3301 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho se propõe a analisar as práticas inclusivas por meio de registros de docentes da educação básica na plataforma online Escolas Conectadas, que oferece cursos gratuitos de formação continuada. Tem como objetivo
analisar as concepções dos docentes sobre práticas inclusivas a partir dos registros no curso de qualificação pedagógica intitulado Escola para todos: inclusão de pessoa com deficiência e identificar possíveis demandas de inclusão no contexto escolar, com vistas a fomentar a reflexão acerca da forma pela qual as escolas operam a serviço da governamentalidade. Como
metodologia, utiliza-se uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, com base nos registros escritos de cinco docentes, sendo cada uma delas representante de uma região brasileira. Nesse panorama, o exame dos registros é realizado com inspiração nos estudos foucaultianos, que permitem concluir que as práticas inclusivas se apresentam como uma das formas de
exercer a governamentalidade sobre a sociedade, por meio de táticas do biopoder, visando a controlar a população e a regular os sujeitos. Nesse sentido, a formação continuada pode ser potente como resistência para as práticas de governamentalidade. |
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dc.language.iso |
240430s####2019bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Inclusão - Educação |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Atendimento Educacional Especializado - AEE |
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dc.title |
Práticas inclusivas: registros de docentes a partir de plataforma online |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
M376 |
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