REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As potencialidades do TikTok como ferramenta do modelo “sala invertida” para o ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento para haitianos

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dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Pedroso, Luísa Castiglia
dc.date.accessioned 2024-06-26T12:48:38Z
dc.date.available 2024-06-26T12:48:38Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3319
dc.description.abstract Este estudo surgiu a partir do projeto de extensão, o “Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), visando ao ensino de Português para haitianos. O Curso trouxe reflexões sobre metodologias de ensino, ‘sala invertida’ e ensino do português como língua de acolhimento para este público. Essas motivaram a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais são as possibilidades de uso e as contribuições do modelo de “sala invertida” através do TikTok para desenvolver habilidades comunicativas de imigrantes haitianos?”, incluindo a plataforma TikTok no problema, e que se tornou tema desse trabalho. Teve como objetivo geral: investigar as potencialidades pedagógicas do modelo “sala invertida” com uso de ferramentas do tipo TikTok para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de imigrantes haitianos; objetivos específicos: buscar subsídios que apoiam o uso de sala invertida no ensino de português como língua de acolhimento; levantar contribuições do uso da ferramenta TikTok para o ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes haitianos; e aferir evidências favoráveis à utilização de abordagens ativas e envolvimento no ensino de português como língua de acolhimento. A fundamentação teórica baseou-se nas concepções de Freire (2018, 2019), Bagno (1999), Bergmann (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com foco bibliográfico. A análise de dados revelou que a abordagem da “sala invertida” é eficaz no ensino de uma segunda língua, especialmente no contexto de imigrantes. Justifica-se essa abordagem, pois permite aos estudantes revisarem os conteúdos por meio de vídeos e promove maior diálogo em sala de aula para esclarecimento de dúvidas. Além disso, os educadores conseguem avaliar de forma mais adequada o progresso individual de cada aluno, tornando o processo de ensino mais personalizado, mesmo com um grande número de estudantes. Os resultados indicam que, por meio de um ensino participativo e envolvente, os alunos desenvolvem habilidades de pensamento que potencializam seu desenvolvimento e os capacitam a buscar soluções para os desafios cotidianos. A combinação da “sala invertida” com a ferramenta TikTok demonstra ser uma excelente estratégia no ensino do português como língua de acolhimento, principalmente devido ao caráter dinâmico e informal da plataforma. Este estudo fortalece o que foi constatado a partir do projeto de extensão; destacando-se a importância do TikTok como uma aliada eficaz para o aprendizado da língua portuguesa.
dc.language.iso 240625s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Redes sociais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Imigrantes
dc.subject Sala invertida
dc.subject Lingua portuguesa
dc.title As potencialidades do TikTok como ferramenta do modelo “sala invertida” para o ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento para haitianos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41/.45


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