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O presente estudo visa compreender através do tema Arte e Educação Estética: uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar na Educação Infantil, as possibilidades de se trabalhar a arte como processo de conhecimento. Nesse sentido, a arte pode gerar aprendizagens que não se resumem a cognição, mas ao desenvolvimento integral da criança, a partir de experiências criativas que se constituem pôr uma abordagem de educação interdisciplinar e transdisciplinar. O estudo se constituiu de uma análise de observações realizadas durante a pandemia do Covid- 19 e no retorno das crianças para as escolas. Esse tempo de quarentena em casa foi de muitos desafios para todos, gerando a defasagem de aprendizagem, mesmo que dificuldades ocorram em outros momentos, na pandemia foi possível perceber a importância da escola e do encontro presencial, bem como, o valor da arte em benefício da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada no munícipio de Cidreira, no estado do Rio Grande do Sul, numa escola de Educação Infantil, Escola ABC. O estudo teve duração de 6 meses, de junho a novembro de 2021, sendo que, os registros de atividades eram acompanhados semanalmente, podendo assim, se observar o desenvolvimento dos alunos (as). A pesquisa foi realizada com 3 professoras do berçário à pré-escolar, além disso, os dados também foram coletados a partir de uma oficina de artes aplicada pela aluna pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa - intervencionista, sendo que, o principal instrumento para a coleta de dados foi o questionário, conforme Minayo (1994), esse instrumento não se constitui apenas em perguntas e respostas, mas, sim, como troca de saberes. Vários aportes teóricos foram utilizados para construção do método e da análise dos dados, que envolveram estudos sobre Arte, Arte-Educação e a Educação Estética, a saber: Duarte Jr. (1986), Ana Mae Tavares Barbosa (1936), Cunha (2012), Parode (2004; 2010). Além de teóricos que refletem sobre a afetividade e o desenvolvimento da criança, como Vygotski (1896 - 1934) e Wallon (1879-1962). No que consiste a educação, a abordagem inter e transdisciplinar, ao ensino, optou-se pelos estudos de Santomé (1998) e outros. O estudo apontou que: a) a partir da Arte e da Educação Estética, pode-se obter desenvolvimento integral da criança, o que vai além de habilitar a motricidade fina ou o exercício cognitivo; b) o papel da escola e dos (as) professores (as) na mediação do processo ensino-aprendizagem é fundamental, destacando-se a abordagem de educação inter e transdisciplinar. |
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