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Este trabalho resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada em uma Escola de Educação Infantil, na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS, que teve como tema os espaços externos. Para referenciar esta pesquisa, buscou-se autores da educação que contribuíram para o estudo dos espaços externos e da natureza e suas contribuições no processo de aprendizagem infantil, como Barbosa e Horn (2022), Tiriba (2010) e Barros (2018), bem como as normativas legais que garantem o direito da criança de aprender ao ar livre. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições das áreas externas no processo de aprendizagem infantil na escola em que se realizou o estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas com duas professoras do Maternal e a coordenadora pedagógica da escola, bem como observações dos espaços externos da escola e de algumas experiências das crianças nestes locais durante cinco tardes, documentadas através de registros fotográficos, além da análise de registros das professoras. Nas análises, os dados foram interpretados e organizados em três eixos: o primeiro, que traz reflexões acerca do pátio da escola e sua importância para as aprendizagens na escola infantil; o segundo, que reflete sobre a reorganização do espaço externo da escola pesquisada, como esse processo foi pensado e realizado; e o terceiro, que trata de algumas experiências das crianças ao ar livre, vivenciadas a partir de um planejamento com a intenção de promover a autonomia e o desenvolvimento infantil. A partir das análises é possível evidenciar a importância do processo de reorganização do espaço externo no contexto pesquisado, bem como o quanto foi benéfico para as crianças e professoras. Considera-se que os espaços externos de uma escola de Educação Infantil são essenciais para a ampliação das aprendizagens das crianças, e frequentá-los favorece a construção de uma relação de respeito para com a natureza. |
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