REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Espaços externos em uma escola de educação infantil: um estudo para além das quatro paredes no município de Santo Antônio da Patrulha/RS

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dc.contributor.advisor Gobbato, Carolina
dc.contributor.author Bühler, Vanessa Guilardi
dc.date.accessioned 2024-07-04T13:31:54Z
dc.date.available 2024-07-04T13:31:54Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3327
dc.description.abstract Este trabalho resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada em uma Escola de Educação Infantil, na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS, que teve como tema os espaços externos. Para referenciar esta pesquisa, buscou-se autores da educação que contribuíram para o estudo dos espaços externos e da natureza e suas contribuições no processo de aprendizagem infantil, como Barbosa e Horn (2022), Tiriba (2010) e Barros (2018), bem como as normativas legais que garantem o direito da criança de aprender ao ar livre. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições das áreas externas no processo de aprendizagem infantil na escola em que se realizou o estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas com duas professoras do Maternal e a coordenadora pedagógica da escola, bem como observações dos espaços externos da escola e de algumas experiências das crianças nestes locais durante cinco tardes, documentadas através de registros fotográficos, além da análise de registros das professoras. Nas análises, os dados foram interpretados e organizados em três eixos: o primeiro, que traz reflexões acerca do pátio da escola e sua importância para as aprendizagens na escola infantil; o segundo, que reflete sobre a reorganização do espaço externo da escola pesquisada, como esse processo foi pensado e realizado; e o terceiro, que trata de algumas experiências das crianças ao ar livre, vivenciadas a partir de um planejamento com a intenção de promover a autonomia e o desenvolvimento infantil. A partir das análises é possível evidenciar a importância do processo de reorganização do espaço externo no contexto pesquisado, bem como o quanto foi benéfico para as crianças e professoras. Considera-se que os espaços externos de uma escola de Educação Infantil são essenciais para a ampliação das aprendizagens das crianças, e frequentá-los favorece a construção de uma relação de respeito para com a natureza.
dc.language.iso 220721s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Aprendizagem
dc.title Espaços externos em uma escola de educação infantil: um estudo para além das quatro paredes no município de Santo Antônio da Patrulha/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


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