Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma reflexão a fim de compreender as práticas de alfabetizadores no período pós-pandêmico. Esta pesquisa percorre caminhos metodológicos com base no exploratório, descritivo e qualitativo, objetivando refletir sobre docência e alfabetização, partindo das experiências e vivências dos professores que ministram aulas atualmente. O estudo teve uma amostragem representativa, constituindo como sujeitos da pesquisa, professores alfabetizadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do município de São Luiz Gonzaga. Os discursos dos professores foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas que serviram de referência para obtenção de dados sobre o momento atual da alfabetização. A pesquisa reuniu informações obtidas nas entrevistas e falas dos professores, confrontando com embasamentos teóricos e análise da pesquisadora a fim de discutir os resultados. Essa triangulação dos dados permitiu a constatação dos resultados, indicando que os professores alfabetizadores, mediante novos desafios na atuação docente, aprimoraram suas práticas pedagógicas, pois para dar conta das dificuldades de alfabetizar pós-pandemia os professores pesquisaram informações, trocaram experiências e buscaram formação.