Resumo:
O presente trabalho teve como lócus de pesquisa a Banda Escolar do Colégio
Estadual Engenheiro Paulo Chaves, localizada na cidade de Maratá/RS. Dessa
maneira, contribuindo com a Educação Musical, buscou compreender os motivos para
que houvesse essa procura em integrar a banda da escola. Nesse sentido, o
questionamento desse trabalho foi: Qual a motivação dos estudantes do Colégio
Estadual Engenheiro Paulo Chaves para participarem da Banda Escolar? Com
fundamentações teóricas em Kraemer (2000), relacionando pessoas com as músicas,
e Bandura (2008), sobre a motivação para com a atividade de Banda Escolar, além
de utilizar a abordagem qualitativa, proposta por Bogdan e Biklen (1994), seguindo
com a pesquisa via formulário como método e para a coleta dos dados. Para a análise
dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, de Moraes (1999). Como
resultados observou-se que a motivação para participar da Banda Escolar ocorreu
devido à satisfação e ao bem-estar, originados desta prática musical. Além disso, os
instrumentos de percussão foram os mais procurados pelos alunos em relação aos
instrumentos melódicos, tais como liras e escaletas. Destacou-se, na percussão, a
caixa. A Banda Escolar ganhou um espaço muito importante dentro do colégio,
passando a representar toda a comunidade em diversos eventos e, assim, contribuiu
com as relações entre os estudantes, proporcionando um ambiente agradável a todas
as pessoas.