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Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação inicial para a docência com bebês na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com foco nos estágios curriculares em berçário. O trabalho está embasado teoricamente em autores que tratam de formação inicial, estágio curricular e especificidades da docência com bebês. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, utilizando como instrumento um questionário construído no Google Forms e preenchido por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia (três egressas e uma com o curso em andamento). A análise dos dados está organizada em três eixos. O primeiro apresenta e discute o mapeamento dos estágios curriculares realizados em agrupamentos de berçário no período de 2014 a 2023, foi evidenciado que são poucos. O segundo corresponde às percepções dos estudantes sobre a realização do estágio, trazendo seus desafios, como acolher a singularidade de cada bebê, a organização diária, as aprendizagens relacionadas à observação e à valorização do tempo com os bebês, além da importância de planejar e refletir sobre o vivido. O terceiro versa sobre a compreensão das estagiárias acerca dos bebês como sujeitos, como indivíduos únicos, ativos e com potencialidades. Concluiu-se, portanto, que os momentos de cuidado também são educativos e que é importante investir mais na formação docente para docência de 0 a 18 meses, tanto para qualificá-la quanto para garantir que mais licenciandas de Pedagogia estagiem no berçário. |
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