REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Formação inicial para a docência com bebês: perspectivas de estudantes da Pedagogia sobre o estágio no berçário

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gobbato, Carolina
dc.contributor.author Silveira, Denise Bazar da
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:08:50Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3366
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação inicial para a docência com bebês na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com foco nos estágios curriculares em berçário. O trabalho está embasado teoricamente em autores que tratam de formação inicial, estágio curricular e especificidades da docência com bebês. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, utilizando como instrumento um questionário construído no Google Forms e preenchido por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia (três egressas e uma com o curso em andamento). A análise dos dados está organizada em três eixos. O primeiro apresenta e discute o mapeamento dos estágios curriculares realizados em agrupamentos de berçário no período de 2014 a 2023, foi evidenciado que são poucos. O segundo corresponde às percepções dos estudantes sobre a realização do estágio, trazendo seus desafios, como acolher a singularidade de cada bebê, a organização diária, as aprendizagens relacionadas à observação e à valorização do tempo com os bebês, além da importância de planejar e refletir sobre o vivido. O terceiro versa sobre a compreensão das estagiárias acerca dos bebês como sujeitos, como indivíduos únicos, ativos e com potencialidades. Concluiu-se, portanto, que os momentos de cuidado também são educativos e que é importante investir mais na formação docente para docência de 0 a 18 meses, tanto para qualificá-la quanto para garantir que mais licenciandas de Pedagogia estagiem no berçário.
dc.language.iso 240806s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Bebês
dc.subject Formação docente
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Estágio curricular
dc.subject Educação
dc.title Formação inicial para a docência com bebês: perspectivas de estudantes da Pedagogia sobre o estágio no berçário
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples