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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) versa sobre estratégias de práticas educativas em relação a alfabetização na fase Pré-escolar, de acordo com a perspectiva da cultura escrita/letrada, levantadas numa pesquisa-campo, evidenciando compreensões sobre os conceitos e experiências no atendimento pedagógico às singularidades das crianças pequenas nessa fase escolar. Teve como objetivo investigar as estratégias das práticas pedagógicas de três professoras atuantes em turmas de Pré-escola, em relação a cultura escrita/letrada, analisando empiricamente se as crianças são condicionadas à alfabetização antecipada, como preparação ao Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo e descritivo, do tipo estudo de caso. Como instrumento ao levantamento dos dados, fez-se uso de um questionário semiestruturado. O trabalho de campo para análise empírica combinou com autores que se aproximaram do objeto, apanhado em uma revisão, num marco temporal 2014-2023, e outros referenciais, autores/pesquisadores, provenientes de seus estudos. Permitiu-se compreender que, a alfabetização não pode ser definida unicamente pelo método utilizado, mas sim, ser compreendida, de fato, como uma aprendizagem. Ou seja, a alfabetização, como processo, pode dar início ou continuidade, espontaneamente, na Pré-Escola, mas não deve ocorrer de maneira escolarizada e obrigatória nesta fase. No exercício analítico, porém, refletiu-se que ocorreram discordâncias entre a alfabetização na perspectiva do letramento, da cultura escrita/letrada, como forma de preparação para o Ensino Fundamental. |
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