REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas alfabetizadoras ou cultura escrita/letrada na e pré-escolar?: um estudo em uma Instituição “Charter School” no município de Osório/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Schneider, Eduarda da Silveira
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:11:38Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3368
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) versa sobre estratégias de práticas educativas em relação a alfabetização na fase Pré-escolar, de acordo com a perspectiva da cultura escrita/letrada, levantadas numa pesquisa-campo, evidenciando compreensões sobre os conceitos e experiências no atendimento pedagógico às singularidades das crianças pequenas nessa fase escolar. Teve como objetivo investigar as estratégias das práticas pedagógicas de três professoras atuantes em turmas de Pré-escola, em relação a cultura escrita/letrada, analisando empiricamente se as crianças são condicionadas à alfabetização antecipada, como preparação ao Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo e descritivo, do tipo estudo de caso. Como instrumento ao levantamento dos dados, fez-se uso de um questionário semiestruturado. O trabalho de campo para análise empírica combinou com autores que se aproximaram do objeto, apanhado em uma revisão, num marco temporal 2014-2023, e outros referenciais, autores/pesquisadores, provenientes de seus estudos. Permitiu-se compreender que, a alfabetização não pode ser definida unicamente pelo método utilizado, mas sim, ser compreendida, de fato, como uma aprendizagem. Ou seja, a alfabetização, como processo, pode dar início ou continuidade, espontaneamente, na Pré-Escola, mas não deve ocorrer de maneira escolarizada e obrigatória nesta fase. No exercício analítico, porém, refletiu-se que ocorreram discordâncias entre a alfabetização na perspectiva do letramento, da cultura escrita/letrada, como forma de preparação para o Ensino Fundamental.
dc.language.iso 240806s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Alfabetização
dc.title Práticas alfabetizadoras ou cultura escrita/letrada na e pré-escolar?: um estudo em uma Instituição “Charter School” no município de Osório/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples